Uncisal inicia novo semestre letivo com melhorias na acessibilidade do prédio-sede
Foram instalados novos corrimões e realizadas melhorias em laboratórios; cerca de 1.400 estudantes retomam atividades

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) iniciou, esta semana, um novo semestre letivo com novidades. O prédio-sede da instituição vem recebendo melhorias estruturais de acessibilidade, garantindo um ambiente mais inclusivo e acolhedor para os cerca de 1.400 estudantes que retornaram às atividades acadêmicas.
Os avanços incluem a substituição e implantação de corrimões e melhorias estruturais em laboratórios, com a proposta de eliminar barreiras físicas. Além dessas medidas, pisos táteis estão sendo instalados tanto na área externa quanto na área interna e o processo para a aquisição e instalação de um novo elevador está em fase de conclusão.
Nesta semana, estudantes de nove cursos presenciais de bacharelado e superiores tecnológicos retornam às aulas e atividades. São cerca de 1.400 alunos dos cursos de Alimentos, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Radiologia, Segurança no Trabalho, Sistemas para Internet e Terapia Ocupacional.
Além das melhorias estruturais, a Uncisal inicia o segundo semestre letivo de 2024 com a publicação do edital do Programa de Permanência Universitária (PPU), que abre inscrições para os estudantes de Radiologia de segunda entrada e para aqueles que não puderam concorrer no edital divulgado no primeiro semestre letivo.
De acordo com Liliane Toscano de Brito, pró-reitora Estudantil da Uncisal, a universidade também iniciou o treinamento dos colaboradores do Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal 2024 e o planejamento para a Semana da Cultura, a qual promete trazer novidades para que todos possam vivenciar mais de perto a cultura alagoana.
George Souza, pró-reitor de Ensino e Graduação da Uncisal, destaca que a universidade conseguirá regularizar seu calendário acadêmico este semestre. “O calendário havia sido afetado pela pandemia e, desde então, nós tínhamos promovido ajustes para adequá-lo. Agora, conseguiremos normalizá-lo e, em 2025, ele voltará ao fluxo padrão”.
O pró-reitor acrescenta que a Uncisal também passará a contar com uma sala de aula invertida. “Estamos finalizando os ajustes para colocar nossa primeira sala de aula invertida em funcionamento”.
O retorno às atividades foi marcado pela expectativa dos estudantes. Maria Vitória Barbosa, que está no último período do curso de Enfermagem, destaca as melhorias estruturais pelas quais a Uncisal passou ao longo dos últimos anos. “É gratificante ver o crescimento da nossa universidade. Entrei antes da pandemia, ou seja, antes da reforma, e, sem dúvidas, os avanços estruturais contribuíram com a minha formação”, expôs.
Assim como Maria Vitória, o estudante de Fisioterapia Erick Pereira também está em seu último período do curso de Fisioterapia. Ele afirma que seu último semestre na instituição será marcante. “Esse é o período antes da minha colação de grau. Foram muitas as experiências vivenciadas e, sem dúvidas, as oportunidades que tive aqui, como o Projeto Rondon, transformaram a minha vida”, finaliza.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
