Servidores e estudantes da Uncisal são orientados sobre vulnerabilidade da criança e do adolescente com deficiência
Iniciativa foi desenvolvida por meio de parceria entre a universidade e a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência
Numa iniciativa conjunta entre a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), profissionais de saúde e estudantes universitários foram capacitados sobre a vulnerabilidade da criança e do adolescente com deficiência à violência. A ação aconteceu nesta quarta-feira (12) e faz parte das políticas desenvolvidas pelo Estado para o enfrentamento à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A proposta inicial do evento era capacitar os profissionais que atuam no Centro Especializado em Reabilitação III (CER III), vinculado à Uncisal. O CER III é considerado referência em reabilitação física, auditiva e intelectual em Alagoas. No entanto, a ação foi ampliada para que estudantes universitários e representantes de entidades que fazem atendimento a pessoas com deficiência também participassem do encontro e se capacitassem sobre a temática.
A programação incluiu palestras sobre temas como: “Violência contra as crianças com deficiência existe”, ministrada pelo superintendente da Secdef Julius Egon Schwartz; “Crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência com deficiência”, abordada pelos técnicos do Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes – CRAD Ana Laura Reis e Lucas Gabriel Araújo; e “O trabalho infantil em crianças e adolescentes com deficiência”, ministrada pela assessora de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Priscila de Morais Rufino.
Para a vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares, capacitar profissionais de saúde e estudantes sobre a temática é um compromisso da universidade.
“É fundamental que a nossa instituição, como formadora, prepare os nossos profissionais e os nossos estudantes para os desafios que eles vão enfrentar no dia a dia no mercado de trabalho. E essa, sem dúvidas, é uma temática bastante importante, que merece atenção por parte de toda a sociedade”, explicou a vice-reitora.
Ilka Soares ressalta que a ideia da capacitação surgiu a partir de um evento promovido pela Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência alusiva ao dia 18 de maio, considerado um marco no combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. “A Uncisal está aberta a parcerias com outras instituições e a estrutura do Estado favorece bastante esse intercâmbio. É importante ressaltar que esta é uma via de mão dupla, em que, em alguns momentos, recebemos e, em outros, compartilhamos conhecimento”.
A secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, destacou a importância da capacitação promovida na Uncisal e lembrou que o enfrentamento a todo tipo de violência, em especial contra crianças e adolescentes com deficiência, deve ser um compromisso de toda a sociedade, com consequências para a coletividade.
“Falar sobre violência sexual contra crianças e adolescentes é uma responsabilidade e um compromisso para uma sociedade não adoecida e não violenta, para crianças e adolescentes com direitos respeitados”, observou.
Por fim, Arabella Mendonça colocou a Secdef à disposição dos participantes do evento para eventuais esclarecimentos adicionais. “Essa equipe não é dona do saber, mas é uma equipe que está todos os dias fazendo o atendimento de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados. Atender a esse público é garantir direitos às crianças e adolescentes”, finalizou a secretária.
Últimas notícias

Motorista se apresenta à polícia após atropelar e matar casal de idosos em Taquarana

Maceió está entre as 22 capitais do país que tiveram redução na cesta básica em setembro

Vídeo mostra instante em que ciclista de 15 anos é atingida por carreta em Maceió

Prefeitura de Maceió divulga lista das mil mulheres contemplada no Banco da Mulher Empreendedora

Deputado Delegado Leonam divulga pontos para vacinação antirrábica gratuita neste sábado realizada pela Prefeitura de Maceió

Pioneiro, Governo de Alagoas lança bolsas de mestrado em Integridade da Informação
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
