Uncisal registra avanços em indicadores que medem qualidade do ensino na instituição
Relatório divulgado pelo MEC mostra que a área de Educação a Distância da Uncisal conquistou nota quatro, em uma escala que vai até cinco, com relação à qualidade do ensino

Após passar pela maior reforma estrutural de sua história, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) comemora resultados positivos na área do ensino. A instituição tem registrado avanços em indicadores que medem a qualidade da universidade, como evidenciam o recredenciamento da área de Educação a Distância (EaD) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Um relatório divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), após avaliação realizada em novembro de 2023, mostra que a área de Educação a Distância da Uncisal conquistou nota quatro, em uma escala que vai até cinco, no que se refere à qualidade do ensino. Em 2016, ano em que a instituição foi credenciada para a oferta de cursos de graduação na modalidade a distância, a Uncisal havia conquistado nota três.
“Essa comissão foi composta por três avaliadores externos, designados pelo MEC, e realizou uma série de reuniões com gestores, com corpo técnico, com comissões institucionais, com equipe multidisciplinar, com docentes e discentes, e verificou os registros documentais para fins de evidenciar os indicadores de qualidade institucional”, explica Vagner Herculano, gerente do Centro de Educação a Distância da Uncisal.
De acordo com ele, o resultado coloca a universidade entre as melhores instituições de ensino superior na área de Educação a Distância. “A avaliação foi composta por cinco eixos, numa escala de conceito de um a cinco. A instituição alcançou conceitos impressionantes: Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional, conceito 4; Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional, conceito 4; Eixo 3 – Políticas Acadêmicas, conceito 5; Eixo 4 – Políticas de Gestão, conceito 5; Eixo 5 – Infraestrutura, conceito 5. Temos grandes chances de alcançar a excelência no próximo ciclo avaliativo”, complementa Vagner Herculano.
Além da nota obtida no recredenciamento da Educação a Distância, a Uncisal registrou importantes avanços por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O comparativo entre os dados evidencia a melhora de desempenho de cursos de graduação, como Fisioterapia e Segurança no Trabalho, que obtiveram nota cinco - numa escala que vai até seis. Enfermagem e Gestão Hospitalar também se destacaram, obtendo nota quatro na mesma avaliação, divulgada no ano de 2019.
Para George Souza, pró-reitor de Ensino e Graduação da Uncisal, os indicadores institucionais revelam que a universidade está no caminho certo. “Tão importante quanto perceber que esses indicadores apresentaram avanços é constatar que a universidade segue uma trajetória de crescimento. Nós devemos passar por uma série de avaliações ao longo de 2024 e nossa expectativa é que tenhamos um resultado ainda mais expressivo”.
O pró-reitor destaca que, ao longo dos últimos anos, a universidade passou por melhorias estruturais que vão permitir uma melhor avaliação. “Nós ampliamos nossa estrutura física, solucionando alguns gargalos que impediam o nosso crescimento. Além disso, conseguimos estruturar processos e ampliar o nosso acervo na Biblioteca Central, com a aquisição de uma biblioteca virtual. Tudo isso vai favorecer o nosso processo avaliativo”, frisou George Souza.
O reitor da Uncisal, Henrique Costa, pontua que os avanços obtidos pela Uncisal ao longo dos últimos anos são resultado de um trabalho árduo desenvolvido por toda a comunidade acadêmica. “Como toda universidade pública, temos grandes desafios, mas a comunidade acadêmica da Uncisal se organizou e se debruçou sobre as fragilidades que existiam. Nós conseguimos desenvolver um trabalho focado que começa a mostrar resultados”.
PÓS-GRADUAÇÃO AVANÇA
Além da graduação, a Uncisal tem registrado avanços significativos na área de Pós-Graduação. A universidade saltou de um programa próprio de pós-graduação em nível de mestrado, em 2018, para quatro programas de mestrado e dois de doutorado em 2024. A área é considerada um dos tripés da instituição, ao lado do ensino, da extensão e da assistência.
Veja também
Últimas notícias

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital

Arapiraca conquista 1º lugar no Nordeste em prêmio nacional de gestão fiscal

Entenda o motivo da transferência dos destroços de avião que caiu em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
