Cleto Marques Luz recebe iluminação em LED
Localidade no Tabuleiro é a 14ª de Maceió a ter equipamentos modernizados
O Cleto Marques Luz, no Tabuleiro do Martins, é o 14º conjunto habitacional de Maceió a receber iluminação em LED. Os serviços de instalação iniciaram, nesta quarta-feira (7), quando serão substituídas 791 luminárias de vapor de sódio (luz amarela).
Os serviços estão sendo executados pela Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina). Segundo os técnicos, as luminárias em LED têm maior durabilidade, consomem menos energia e possuem uma maior abrangência luminosa.
A dona de casa Maria José Batista acompanhou as instalações dos equipamentos com a família. Moradora da Travessa Zacarias Fontan de Melo, ela disse que a requalificação das luminárias vai trazer mais segurança. “A rua era escura e agora vai ficar bem melhor. Minha neta chega muito tarde da faculdade e vou ficar mais tranquila, porque ela vai passar por um caminho seguro”, afirmou.
O funcionário público, Marcial dos Santos, destacou os benefícios para os moradores do Cleto. “Vai ser bem melhor. Moro aqui há 20 anos, com minha esposa e filho, e agora o processo de sair e chegar fica mais fácil. Colocar o carro na garagem no escuro era complicado, mas agora a comunidade vai ser beneficiada”, contou.
O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Mello, explicou que a prioridade do município de Maceió é ampliar a rede com lâmpadas em LED nos conjuntos e áreas residenciais da capital alagoana. “Transformar todo um conjunto com a nova iluminação garante dignidade para os moradores. As pessoas voltam a ocupar as portas de suas casas sem medo, melhora a mobilidade, principalmente para os idosos, mulheres e crianças”, pontuou.
Para analisar as potências mais eficientes e identificar quais as necessidades de iluminação para cada rua, travessa ou praça do Cleto Marques Luz, a Prefeitura de Maceió realizou um estudo luminotécnico.
Com o resultado da análise, serão instaladas 487 luminárias de 70W, 240 de 120W, 211 de 150W e 64 luminárias de 200W, obedecendo as demandas de cada localidade do residencial. “Os LEDs são realmente eficientes e não exigem manutenção por longos períodos, então os moradores vão poder desfrutar de uma maior cobertura da iluminação por muito mais tempo”, concluiu o titular da Ilumina.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
