Infraestrutura

Moradores do bairro Levada denunciam falta de saneamento e pavimentação

Apesar de não haver fornecimento de serviço de saneamento, moradores contam que são cobrados mensalmente por uma taxa de esgoto

Por Wanessa Santos, com Rede Antena 7 12/08/2024 10h10 - Atualizado em 12/08/2024 10h10
Moradores do bairro Levada denunciam falta de saneamento e pavimentação
Situação preocupa moradores, que sofrem para se locomover pela rua e correm risco de contrair doenças - Foto: Marcos Sousa / Rede Antena 7

Uma situação de descaso, e até mesmo de saúde pública, vem gerando revolta em moradores do bairro Levada, em Maceió. A Rua José Bernardo de Lima, que até hoje não recebeu pavimentação, está tomada por buracos e esgoto a céu aberto. É o que denunciaram moradores do local, nesta segunda-feira (12), à reportagem do Rede Antena 7.

Foto: Marcos Sousa / Rede Antena 7


De acordo com a denúncia, a situação tem piorado com o passar dos anos. O esgoto das residências tem tomado a rua, o que pode trazer sérias consequências à saúde de quem reside na região. Além disso, a mobilidade dos moradores e de quem precisa passar pela rua também está prejudicada. A lama, misturada com os dejetos do esgoto, está chegando na entrada das casas, obrigando os moradores a improvisar pontes com pedras para evitar pisar na sujeira.

O morador José, que enviou a denúncia para o Rede Antena 7, conta que até mesmo os veículos tem se recusado a transitar pela rua. Ele explica que a situação se agrava sempre que uma caixa de gordura, que fica no início da rua, ‘estoura’, trazendo todo o material contido nela para fora.

Outro ponto que chama a atenção é a cobrança da taxa de esgoto na conta de água. José diz que antes essa taxa não era cobrada, mas que, após a BRK colocar tampas de bueiros em alguns locais na rua, essa taxa passou a ser cobrada. O que gera revolta nos moradores, visto que a rua não recebe os serviços de saneamento, como deveria.

A reportagem do Rede Antena 7 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) que enviou uma nota informando que irá enviar um técnico até o local para avaliar a situação da rua. Confira a seguir:

NOTA
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informa que vai enviar um técnico para avaliar a situação da rua e quais providências tomar para inserir no cronograma de ações de pavimentação do órgão.

Já a BRK, que também foi contatada pela reportagem, até o momento da publicação dessa matéria, não enviou resposta.

Matéria em atualização*