Inscrições para o Seminário Alagoano de Combate ao Fumo estão abertas
A iniciativa busca sensibilizar os gestores municipais para implantação do programa de combate ao tabagismo
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) abriu as inscrições para o Seminário Alagoano de Combate ao Fumo, marcado para o dia 28 deste mês. Para se inscrever no evento, que vai ser realizado das 8h às 15h, no auditório da Escola de Governo, no bairro Centro, em Maceió, basta clicar neste link.
O Seminário Alagoano de Combate ao Fumo é organizado pela equipe técnica do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e tem, como público-alvo, os coordenadores municipais da Atenção Básica e do Programa Saúde na Escola dos 102 municípios de Alagoas.
Durante a ação, os municípios que não possuem os programas de Controle do Tabagismo serão estimulados a implantar estes serviços, que ajudam os fumantes a abandonarem o vício. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Eunice Canuto, o fumo representa uma grave ameaça à saúde da população.
"Por isso, precisamos elucidar, junto aos gestores municipais, a importância dos programas antitabaco e a ampliação da sua área de cobertura. Por meio desta estratégia, estaremos contribuindo para evitar diversas mortes, uma vez que o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina, presente nos produtos à base do tabaco, que anualmente mata 8 milhões de pessoas no mundo”, explicou Eunice Canuto.
No seminário, serão apresentadas experiências exitosas no combate ao fumo, como as ações do Programa de Saúde na Escola, que mostrarão estratégias para prevenir a iniciação do uso de produtos derivados do tabaco entre crianças e adolescentes. Também serão apresentadas as experiências realizadas nos Núcleos de Controle do Tabagismo do Hospital Universitário (HU), do II Centro de Saúde e no município de Palmeira dos Índios, referentes ao tratamento para cessaçãodo uso do tabaco.
“É um momento importante para que sejam divididos os êxitos e desafios da área, visando a evolução permanente do combate ao tabagismo. Desta forma, estaremos prevenindo o aparecimento de doenças graves e óbitos em nosso Estado”, reforçou a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
