Inscrições para o Seminário Alagoano de Combate ao Fumo estão abertas
A iniciativa busca sensibilizar os gestores municipais para implantação do programa de combate ao tabagismo
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) abriu as inscrições para o Seminário Alagoano de Combate ao Fumo, marcado para o dia 28 deste mês. Para se inscrever no evento, que vai ser realizado das 8h às 15h, no auditório da Escola de Governo, no bairro Centro, em Maceió, basta clicar neste link.
O Seminário Alagoano de Combate ao Fumo é organizado pela equipe técnica do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e tem, como público-alvo, os coordenadores municipais da Atenção Básica e do Programa Saúde na Escola dos 102 municípios de Alagoas.
Durante a ação, os municípios que não possuem os programas de Controle do Tabagismo serão estimulados a implantar estes serviços, que ajudam os fumantes a abandonarem o vício. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Eunice Canuto, o fumo representa uma grave ameaça à saúde da população.
"Por isso, precisamos elucidar, junto aos gestores municipais, a importância dos programas antitabaco e a ampliação da sua área de cobertura. Por meio desta estratégia, estaremos contribuindo para evitar diversas mortes, uma vez que o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina, presente nos produtos à base do tabaco, que anualmente mata 8 milhões de pessoas no mundo”, explicou Eunice Canuto.
No seminário, serão apresentadas experiências exitosas no combate ao fumo, como as ações do Programa de Saúde na Escola, que mostrarão estratégias para prevenir a iniciação do uso de produtos derivados do tabaco entre crianças e adolescentes. Também serão apresentadas as experiências realizadas nos Núcleos de Controle do Tabagismo do Hospital Universitário (HU), do II Centro de Saúde e no município de Palmeira dos Índios, referentes ao tratamento para cessaçãodo uso do tabaco.
“É um momento importante para que sejam divididos os êxitos e desafios da área, visando a evolução permanente do combate ao tabagismo. Desta forma, estaremos prevenindo o aparecimento de doenças graves e óbitos em nosso Estado”, reforçou a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo.
Últimas notícias
Prêmio de R$ 115 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
Colisão entre caminhão e picape deixa feridos na BR-316 em Satuba
Governador chama Renan Filho de “velhaco” após críticas sobre obras em Santa Catarina
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Moradores cercam casa e ameaçam babá acusada de agredir criança autista em Arapiraca
Polícia apreende cocaína, crack e maconha em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
