Praça do Mirante recebe 2ª edição da Festa Literária do Jacintinho
Evento retorna ao bairro com muita arte, cultura, literatura e transformação social
A partir desta terça-feira (13), às 19h, a Praça do Mirante será palco da 2ª Festa Literária do Jacintinho (Flijaça). A abertura contará com apresentação do Coco de Roda Reis do Cangaço, Grupo de Pagode Mistura de Raça, apresentação do Palhaço Mixuruca, no Espaço Circo, leitura deleite e contação de histórias na Biblioteca Móvel, entre outras atividades.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), é aberto ao público e retorna ao bairro após seis anos da primeira edição, realizada em agosto de 2018, e permanece em cartaz até a próxima quinta-feira (15). A programação vai movimentar o Jacintinho com apresentações culturais, saraus poéticos, atrações musicais, oficinas, exposições de arte e dinâmicas de leitura, com palestras, debates, mesas literárias e encontros de escritores.
A segunda edição da Flijaça vai homenagear o professor Valdir Dias Silva, que atuou na rede municipal de ensino, e a tradicional Escola de Samba 13 de Maio. A iniciativa é organizada pela Redes de Biblioteca da Semed, através da Coordenação-geral de Programas e Projetos Pedagógicos. As Festas Literárias já foram realizadas no Pontal da Barra e no Vergel do Lago.
Segundo Simone Souza, responsável pela rede de bibliotecas da Semed, o evento visa promover um espaço cultural e de diálogo entre comunidade, escola e estudantes. “Nós iremos celebrar a literatura como forma de arte e expressão cultural, proporcionando um espaço de encontro e diálogo entre escola, autores, leitores e amantes da literatura e comunidade local. Além de promover o acesso à diversidade literária e estimular o hábito da leitura como ferramenta de transformação pessoal e social”, pontuou.
Aurélio Xavier, da Biblioteca Carlos Moliterno, ressaltou o retorno da Festa Literária ao Jacintinho. “É um bairro de grande riqueza cultural e importância para nossa capital. Nesses dois dias, a Semed estará proporcionando à comunidade e aos estudantes momentos de contato com a literatura e apresentações culturais”, frisou.