Ecoboats retiraram mais de 60 toneladas de entulhos da Lagoa Mundaú, apenas no último mês
Equipamento recolhe o lixo descartado de forma irregular no mangue e os objetos que ficam boiando no ecossistema lagunar e marítimo

Desde o mês de dezembro de 2022, a Prefeitura de Maceió conta com três catamarãs para ampliar a limpeza da lagoa Mundaú e nas praias da capital. Denominado Ecoboat, o equipamento recolhe o lixo descartado de forma irregular no mangue e os objetos que ficam boiando no ecossistema lagunar e marítimo. No último mês, os barcos retiraram mais de 60 toneladas de materiais destes locais.
Entre os itens mais recolhidos estão os móveis inservíveis, pneus e recicláveis que são descartados de forma irregular. O equipamento, que carrega três agentes de limpeza da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB) cada, utiliza uma espécie de braço hidráulico, junto a uma rede, que capta e despeja o material dentro de sua estrutura para que seja retirado da água.
"Temos cuidado bastante do bairro do Vergel, da Lagoa Mundaú e também da nossa orla. Mas, infelizmente, ainda esbarramos muito na falta de consciência ambiental e, por consequência, o descarte irregular, que acaba indo parar neste ecossistema, prejudicando o meio ambiente", ressaltou o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, ao explicar a importância da instalação do equipamento.
Últimas notícias

PRF apreende 103 kg de ouro avaliados em R$ 60 milhões; maior apreensão do país

Mega-Sena pode pagar R$ 100 milhões nesta terça-feira
![[Vídeo] Acusado de mandar matar casal por vingança em União dos Palmares é preso no Ceará](https://img.7segundos.com.br/pxLuorCbTZk6gjcPdPCyrrmrDh4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-05-at-091819.jpeg)
[Vídeo] Acusado de mandar matar casal por vingança em União dos Palmares é preso no Ceará

Suspeito de assalto é preso após causar acidente durante perseguição no Jacintinho, em Maceió

Enchente mata 4 pessoas e deixa mais de 50 desaparecidas na Índia

Polícia Civil identifica condutor que provocou acidente com três mortos na BR-316, em Cacimbinhas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
