Direitos Humanos

Programa Dignidade Menstrual beneficia 12 mil alunas de escolas municipais de Maceió

A distribuição de absorventes é realizada mensalmente

Por 7Segundos, com Assessoria 15/08/2024 08h08
Programa Dignidade Menstrual beneficia 12 mil alunas de escolas municipais de Maceió
O programa atende mulheres de 10 a 50 anos matriculadas na rede municipal de ensino - Foto: Reprodução/Assessoria

Desde que foi efetivado pela Prefeitura de Maceió, em 2022, o programa Dignidade Menstrual tem levado acesso a kits de higiene no período de menstruação para mais de 12 mil meninas e mulheres da capital. O programa atende mulheres de 10 a 50 anos matriculadas na rede municipal de ensino, e tem como principal objetivo garantir o acesso a produtos de higiene menstrual.

O programa garante que as beneficiárias não deixem de frequentar a escola durante o período menstrual, fato que era recorrente em mulheres que vivem em vulnerabilidade social e não tinham acesso a absorventes.

Júlia Vitória é estudante da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, no bairro da Santa Lúcia, e falou sobre a importância de receber os absorventes mensalmente.

“Eu acho muito importante, até porque têm muitas alunas que não tem condição de comprar um pacote de absorventes. A gente precisa colocar alguma coisa para não vazar e muitas vezes até faltar na escola”, contou.

Além da entrega dos produtos, são realizadas rodas de conversas nas salas de aula para abordar o assunto. A cada mês um assunto que envolve menstruação é tratado nos bate-papos. Como contou a psicóloga, Cristiane de Paula, da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda.

“Todo mês nós conversamos com as alunas sobre algum tema relacionado a menstruação. Explicamos para elas, inclusive, como colocar o absorvente e as mudanças no corpo. Nós fazemos uma troca muito legal com as alunas, e estamos sempre à disposição para tirar dúvidas e auxiliá-las no que for preciso”, explicou.

A estudante Débora dos Santos tem 12 anos e disse que o programa ajuda meninas que não têm acesso ao absorvente e reforçou a importância de realizar rodas de conversa com as alunas.

“Nós podemos tirar dúvidas e conversar sobre a menstruação, porque muitos adolescentes não recebem orientações em casa e é importante que a escola faça esse papel”, acrescentou.

As atividades com as alunas visam não apenas informar sobre a importância da higiene menstrual, mas também desmistificar tabus, promover a autoestima e empoderar mulheres de todas as idades.

Um ponto forte desse programa é a colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria da Mulher e a Secretaria de Saúde. A parceria fortalece a abordagem integrada do projeto, garantindo não apenas o fornecimento de absorventes, mas também suporte abrangente à saúde feminina.

No total, já foram beneficiadas com o programa 12 mil alunas de 91 escolas municipais. Maceió tem se destacado pelo compromisso com a igualdade, saúde e dignidade para mulheres.