Programa Dignidade Menstrual beneficia 12 mil alunas de escolas municipais de Maceió
A distribuição de absorventes é realizada mensalmente

Desde que foi efetivado pela Prefeitura de Maceió, em 2022, o programa Dignidade Menstrual tem levado acesso a kits de higiene no período de menstruação para mais de 12 mil meninas e mulheres da capital. O programa atende mulheres de 10 a 50 anos matriculadas na rede municipal de ensino, e tem como principal objetivo garantir o acesso a produtos de higiene menstrual.
O programa garante que as beneficiárias não deixem de frequentar a escola durante o período menstrual, fato que era recorrente em mulheres que vivem em vulnerabilidade social e não tinham acesso a absorventes.
Júlia Vitória é estudante da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, no bairro da Santa Lúcia, e falou sobre a importância de receber os absorventes mensalmente.
“Eu acho muito importante, até porque têm muitas alunas que não tem condição de comprar um pacote de absorventes. A gente precisa colocar alguma coisa para não vazar e muitas vezes até faltar na escola”, contou.
Além da entrega dos produtos, são realizadas rodas de conversas nas salas de aula para abordar o assunto. A cada mês um assunto que envolve menstruação é tratado nos bate-papos. Como contou a psicóloga, Cristiane de Paula, da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda.
“Todo mês nós conversamos com as alunas sobre algum tema relacionado a menstruação. Explicamos para elas, inclusive, como colocar o absorvente e as mudanças no corpo. Nós fazemos uma troca muito legal com as alunas, e estamos sempre à disposição para tirar dúvidas e auxiliá-las no que for preciso”, explicou.
A estudante Débora dos Santos tem 12 anos e disse que o programa ajuda meninas que não têm acesso ao absorvente e reforçou a importância de realizar rodas de conversa com as alunas.
“Nós podemos tirar dúvidas e conversar sobre a menstruação, porque muitos adolescentes não recebem orientações em casa e é importante que a escola faça esse papel”, acrescentou.
As atividades com as alunas visam não apenas informar sobre a importância da higiene menstrual, mas também desmistificar tabus, promover a autoestima e empoderar mulheres de todas as idades.
Um ponto forte desse programa é a colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria da Mulher e a Secretaria de Saúde. A parceria fortalece a abordagem integrada do projeto, garantindo não apenas o fornecimento de absorventes, mas também suporte abrangente à saúde feminina.
No total, já foram beneficiadas com o programa 12 mil alunas de 91 escolas municipais. Maceió tem se destacado pelo compromisso com a igualdade, saúde e dignidade para mulheres.
Últimas notícias

“Descaso com a educação”, diz Teca Nelma sobre crise no transporte da rede municipal

Deputado Leonam critica uso de viaturas contra manifestação de policiais civis

Cabo Bebeto cobra do governo federal canais claros e acessíveis a vítimas da fraude do INSS

Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta externa de sangue nesta quinta (15)

Rodrigo Cunha acompanha obras de contenção em encostas do Vale do Reginaldo

Criança fica ferida após colisão entre motos na Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
