TRE/AL publica resolução que regulamenta o Juiz das Garantias
Magistrado que for designado para a função será responsável por decidir questões relacionadas à prisão cautelar de investigados

Está publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deste domingo (25), a Resolução nº 16.430, que implementa o funcionamento do juiz eleitoral de garantias e a criação de Núcleos Regionais Eleitorais das Garantias.
O magistrado que for designado para a função será responsável por decidir questões relacionadas à prisão cautelar de investigados, quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico, busca e apreensão, entre outras medidas.
De acordo com a Resolução do TRE/AL, o juiz eleitoral das garantias desempenhará as funções de controle da legalidade de todos os inquéritos, procedimentos de investigação criminal do Ministério Público Eleitoral (MPE) e demais expedientes de investigação vinculados ao respectivo núcleo, e a salvaguarda dos direitos individuais dos investigados.
Em Alagoas, o juiz eleitoral das garantias será instalado de forma regionalizada, com a criação de nove Núcleos Regionais Eleitorais das Garantias. Para cada Núcleo, um juízo eleitoral exercerá as funções próprias de juiz das garantias nos inquéritos e demais procedimentos de investigação criminal. Maceió (1º), Rio Largo (2º), Palmeira dos Índios (3º), Arapiraca (4º), Porto Calvo (5º), União dos Palmares (6º), Penedo (7º), Santana do Ipanema (8º) e Delmiro Gouveia (9º) serão Núcleos no Estado.
A competência do juiz eleitoral das garantias abrange todas as infrações penais, exceto as de menor potencial ofensivo, e se exaure com o oferecimento da denúncia ou da queixa, e as medidas cautelares, os demais requerimentos e questões pendentes serão decididos pelo juízo eleitoral competente para a instrução e julgamento.
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
