TRE/AL publica resolução que regulamenta o Juiz das Garantias
Magistrado que for designado para a função será responsável por decidir questões relacionadas à prisão cautelar de investigados
Está publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deste domingo (25), a Resolução nº 16.430, que implementa o funcionamento do juiz eleitoral de garantias e a criação de Núcleos Regionais Eleitorais das Garantias.
O magistrado que for designado para a função será responsável por decidir questões relacionadas à prisão cautelar de investigados, quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico, busca e apreensão, entre outras medidas.
De acordo com a Resolução do TRE/AL, o juiz eleitoral das garantias desempenhará as funções de controle da legalidade de todos os inquéritos, procedimentos de investigação criminal do Ministério Público Eleitoral (MPE) e demais expedientes de investigação vinculados ao respectivo núcleo, e a salvaguarda dos direitos individuais dos investigados.
Em Alagoas, o juiz eleitoral das garantias será instalado de forma regionalizada, com a criação de nove Núcleos Regionais Eleitorais das Garantias. Para cada Núcleo, um juízo eleitoral exercerá as funções próprias de juiz das garantias nos inquéritos e demais procedimentos de investigação criminal. Maceió (1º), Rio Largo (2º), Palmeira dos Índios (3º), Arapiraca (4º), Porto Calvo (5º), União dos Palmares (6º), Penedo (7º), Santana do Ipanema (8º) e Delmiro Gouveia (9º) serão Núcleos no Estado.
A competência do juiz eleitoral das garantias abrange todas as infrações penais, exceto as de menor potencial ofensivo, e se exaure com o oferecimento da denúncia ou da queixa, e as medidas cautelares, os demais requerimentos e questões pendentes serão decididos pelo juízo eleitoral competente para a instrução e julgamento.
Últimas notícias
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Parque Linear é alvo de suspeita de vandalismo um dia após a inauguração
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
