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Campanha de Kamala Harris arrecadou US$ 540 milhões em um mês

Vice-presidente dos Estados Unidos entrou na disputa após a desistência de Joe Biden e conseguiu maior montante da história

Por Metrópoles 25/08/2024 19h07
Campanha de Kamala Harris arrecadou US$ 540 milhões em um mês
Kamala Harris, candidata presidente dos Eua - Foto: Divulgação/ Instagram

A campanha de Kamala Harris à presidência dos Estados Unidos anunciou, neste domingo (25/8), que arrecadou US$ 540 milhões desde o anúncio de sua candidatura, em 22 de julho. O valor, cerca de R$ 3 bilhões, corresponde à maior arrecadação da história de uma campanha presidencial americana em apenas um mês.

Um comunicado da diretoria de campanha da democrata afirmou que apenas durante a convenção do partido, realizada na quinta-feira (22/8), foram arrecadados 82 milhões de dólares. Foi o segundo melhor momento de arrecadação, atrás apenas da semana em que o nome da vice-presidente foi anunciado como candidata.

O republicano Donald Trump, por sua vez, não vive um momento tão bom de arrecadação. Ao longo do mês de julho, ele arrecadou 138 milhões de dólares e não divulgou balanços atualizados sobre a campanha em agosto. Na primeira semana do mês, segundo a Time, o ex-presidente afirmou ter 327 milhões em caixa.

A disputa eleitoral entre os candidatos está marcada para ocorrer no dia 5 de novembro. Até lá, há pelo menos dois debates entre Kamala e Trump previstos para ocorrer em setembro.

Como funciona a doação de dinheiro aos candidatos nos EUA?

A campanha política americana é financiada exclusivamente com dinheiro privado. Os candidatos podem usar fundos próprios, mas a maior parte do dinheiro vem da campanha pública. Cada pessoa pode doar aos fundos cerca de 5 mil dólares, mas com doações aos partidos diretamente e dependendo de regras estaduais, o limite máximo por pessoa chega 15 mil dólares.

Empresas também podem fazer doações, mas elas não podem ir diretamente aos candidados. O dinheiro, sem limite neste caso, tem de ser usado em materiais para divulgação das campanhas.