Maceió terá mês dedicado a debates sobre direitos digitais com autoridades de todo o mundo
Encontro de cidades e reunião do G20 debatem economia e direitos digitais, com a participação de autoridades nacionais e internacionais
O município de Maceió receberá em setembro dois grandes eventos sobre economia digital e direitos digitais, com a participação de autoridades de todo o mundo. A capital sediará a conferência Pessoas Conectadas, Cidades Integradas e, logo em seguida, a 4ª Reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20.
A programação começa com a conferência, nos dias 5 e 6 de setembro, no Hotel Jatiúca, quando mais de 60 membros da Coalizão de Cidades pelos Direitos Digitais irão debater a promoção e proteção dos direitos humanos no contexto digital.
E em sequência, nos dias 9, 10, 11 e 13, Maceió sedia a Reunião do G20, com representantes de 19 países, além da União Europeia e União Africana, que ocorrerá no hotel Ritz Lagoa da Anta.
O evento que abre os debates em Maceió, no início do mês, é organizado pela coalizão, coordenada por Maceió, junto à Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos do Brasil e a ONU Habitat.
Os participantes irão apresentar os resultados de um ano de discussões, compartilhar experiências e discutir inteligência artificial, proteção de dados, direitos digitais e integração de áreas metropolitanas no contexto dos municípios. Integram o grupo autoridades locais, regionais e nacionais do Brasil, da América Latina e de outros países.
E ainda haverá no encontro a Consulta da ONU Habitat na América Latina: Diretrizes Internacionais sobre Cidades Inteligentes Centrada nas Pessoas, onde as autoridades vão definir as prioridades relacionadas ao tema para elaborar regulamentações, planos e estratégias de desenvolvimento.
O segundo evento que Maceió irá sediar, a reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, ocorrerá de 9 a 11 de setembro, com as reuniões técnicas, e no dia 13, com a reunião ministerial.
Os representantes dos países participantes se encontrarão para finalizar a minuta da declaração ministerial, que vem sendo construída ao longo do ano, e será apresentada na Cúpula de Líderes do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.
Os temas em debate se alinham com os do primeiro encontro e serão: inclusão digital, conectividade universal e significativa, governo digital, integridade da informação e confiança no ambiente digital, e inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável.
Para o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Governo Federal e integrante da organização do G20, Jeferson Nacif, Maceió segue um caminho positivo ao realizar eventos paralelos que convergem com os debates do grupo de países e ajudam a engajar a população local nas discussões.
“Esse é também o objetivo do Brasil, ao presidir o G20, que é fazer com que essas pautas sejam disseminadas pelo país, que todos os trabalhos e debates estaduais e municipais absorvam esses temas. E isso tem acontecido. Esse evento está no âmbito da nossa discussão de transformação digital, de governo digital, então é importante que esteja acontecendo em Maceió. É um governo que impulsiona a importância da discussão e força que os países percebam a sua relevância”, afirmou.
Últimas notícias
Pequenos negócios podem renegociar dívidas com a União até esta sexta
Prazo de Habilitação do Prêmio Carnaval 2026 termina nesta sexta (30)
Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro
Areninha da Prefeitura de Maceió recebe decisões da final da Copa Solidária nesta sexta-feira (30)
Caixa conclui pagamento da parcela de janeiro do Bolsa Família
Presidente Lula passa por cirurgia de catarata no olho esquerdo hoje em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
