Maceió terá mês dedicado a debates sobre direitos digitais com autoridades de todo o mundo
Encontro de cidades e reunião do G20 debatem economia e direitos digitais, com a participação de autoridades nacionais e internacionais
O município de Maceió receberá em setembro dois grandes eventos sobre economia digital e direitos digitais, com a participação de autoridades de todo o mundo. A capital sediará a conferência Pessoas Conectadas, Cidades Integradas e, logo em seguida, a 4ª Reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20.
A programação começa com a conferência, nos dias 5 e 6 de setembro, no Hotel Jatiúca, quando mais de 60 membros da Coalizão de Cidades pelos Direitos Digitais irão debater a promoção e proteção dos direitos humanos no contexto digital.
E em sequência, nos dias 9, 10, 11 e 13, Maceió sedia a Reunião do G20, com representantes de 19 países, além da União Europeia e União Africana, que ocorrerá no hotel Ritz Lagoa da Anta.
O evento que abre os debates em Maceió, no início do mês, é organizado pela coalizão, coordenada por Maceió, junto à Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos do Brasil e a ONU Habitat.
Os participantes irão apresentar os resultados de um ano de discussões, compartilhar experiências e discutir inteligência artificial, proteção de dados, direitos digitais e integração de áreas metropolitanas no contexto dos municípios. Integram o grupo autoridades locais, regionais e nacionais do Brasil, da América Latina e de outros países.
E ainda haverá no encontro a Consulta da ONU Habitat na América Latina: Diretrizes Internacionais sobre Cidades Inteligentes Centrada nas Pessoas, onde as autoridades vão definir as prioridades relacionadas ao tema para elaborar regulamentações, planos e estratégias de desenvolvimento.
O segundo evento que Maceió irá sediar, a reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, ocorrerá de 9 a 11 de setembro, com as reuniões técnicas, e no dia 13, com a reunião ministerial.
Os representantes dos países participantes se encontrarão para finalizar a minuta da declaração ministerial, que vem sendo construída ao longo do ano, e será apresentada na Cúpula de Líderes do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.
Os temas em debate se alinham com os do primeiro encontro e serão: inclusão digital, conectividade universal e significativa, governo digital, integridade da informação e confiança no ambiente digital, e inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável.
Para o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Governo Federal e integrante da organização do G20, Jeferson Nacif, Maceió segue um caminho positivo ao realizar eventos paralelos que convergem com os debates do grupo de países e ajudam a engajar a população local nas discussões.
“Esse é também o objetivo do Brasil, ao presidir o G20, que é fazer com que essas pautas sejam disseminadas pelo país, que todos os trabalhos e debates estaduais e municipais absorvam esses temas. E isso tem acontecido. Esse evento está no âmbito da nossa discussão de transformação digital, de governo digital, então é importante que esteja acontecendo em Maceió. É um governo que impulsiona a importância da discussão e força que os países percebam a sua relevância”, afirmou.