Defensoria Pública pede condenação da Braskem por má-fé
No requerimento, a Instituição solicita que todos os pedidos da Braskem sejam julgados inteiramente improcedentes

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) ingressou, na condição de custos vulnerabilis, no processo judicial movido pela Braskem contra lideranças comunitárias dos bairros afetados pelo desastre ambiental causado pela mineradora. No requerimento, a Instituição solicita que todos os pedidos da Braskem sejam julgados inteiramente improcedentes, argumentando que a empresa não apresentou provas de que os assistidos participaram de qualquer ato ilícito.
O requerimento, assinado pelos defensores públicos Ricardo Antunes Melro, Daniel Coêlho Alcoforado Costa, Lucas Monteiro Valença e Marcelo Barbosa Arantes, do Núcleo de Proteção Coletiva da DPE/AL, também pede a condenação da mineradora por litigância de má-fé, sob a alegação de que a empresa utilizou o processo para fins ilegais e intimidatórios.
Para os defensores públicos, a ação movida pela Braskem tem o objetivo de silenciar e desencorajar os líderes comunitários que lutam pelos direitos das vítimas do desastre ambiental, o que fica evidente na escolha seletiva dos réus e na falta de individualização das acusações.
A Braskem ingressou com processo contra representantes e líderes comunitários no final de 2023, sob alegação de que eles teriam praticado ato de esbulho durante protestos realizados por moradores em frente à sede da mineradora. Após ser procurada pelos cidadãos, no último mês de julho, a Defensoria Pública ingressou no processo tanto na defesa individual dos cidadãos processados pela mineradora, quanto na condição de custos vulnerabilis, ou seja, como guardiã dos direitos das vítimas da tragédia geológica que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Últimas notícias

Empresária sofre aneurisma durante treino e morre aos 45 anos em Maceió

Arapiraca reforça combate ao feminicídio em parceria com Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica

Ex-prefeito de Porto Real do Colégio é condenado por improbidade administrativa

Servidor público de Palmeira dos Índios é encontrado morto dentro de residência

MPAL visita obra e sensibiliza trabalhadores da construção sobre combate à violência contra a mulher

Inscrições do PSS para escolas indígenas tiveram início nesta quarta-feira (20)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
