Defensoria Pública pede condenação da Braskem por má-fé
No requerimento, a Instituição solicita que todos os pedidos da Braskem sejam julgados inteiramente improcedentes
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) ingressou, na condição de custos vulnerabilis, no processo judicial movido pela Braskem contra lideranças comunitárias dos bairros afetados pelo desastre ambiental causado pela mineradora. No requerimento, a Instituição solicita que todos os pedidos da Braskem sejam julgados inteiramente improcedentes, argumentando que a empresa não apresentou provas de que os assistidos participaram de qualquer ato ilícito.
O requerimento, assinado pelos defensores públicos Ricardo Antunes Melro, Daniel Coêlho Alcoforado Costa, Lucas Monteiro Valença e Marcelo Barbosa Arantes, do Núcleo de Proteção Coletiva da DPE/AL, também pede a condenação da mineradora por litigância de má-fé, sob a alegação de que a empresa utilizou o processo para fins ilegais e intimidatórios.
Para os defensores públicos, a ação movida pela Braskem tem o objetivo de silenciar e desencorajar os líderes comunitários que lutam pelos direitos das vítimas do desastre ambiental, o que fica evidente na escolha seletiva dos réus e na falta de individualização das acusações.
A Braskem ingressou com processo contra representantes e líderes comunitários no final de 2023, sob alegação de que eles teriam praticado ato de esbulho durante protestos realizados por moradores em frente à sede da mineradora. Após ser procurada pelos cidadãos, no último mês de julho, a Defensoria Pública ingressou no processo tanto na defesa individual dos cidadãos processados pela mineradora, quanto na condição de custos vulnerabilis, ou seja, como guardiã dos direitos das vítimas da tragédia geológica que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
