Técnicos da Saúde inspecionam unidades que atendem pacientes com meningite
Ajustes resultaram na melhoria do fluxo de atendimento para pacientes com sintomas da doença
Técnicos do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inspecionaram, nesta quarta-feira (11), várias unidades de saúde para conferir a implantação do novo protocolo de assistência aos pacientes com sintomas de meningite. Os ajustes resultaram na otimização do fluxo de atendimento nos locais que são porta de entrada para esses casos.
Divididos em dois grupos, os técnicos visitaram unidades localizadas nos municípios de Satuba e em Maceió, onde foram registrados óbitos por doença meningocócica nos últimos meses. Em Satuba, os técnicos visitaram um Pronto Atendimento (PA) e, na capital alagoana, as equipes estiveram nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Benedito Bentes e no Ambulatório 24 Horas Denilma,
O empenho dos técnicos da Sesau e do MS para a formatação e execução do novo protocolo de atendimento foi elogiado pelo secretário de Estado de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. “Estamos focados em aperfeiçoar a assistência para os alagoanos com sintomas de meningite. Estamos prestando assistência técnica aos municípios e capacitamos os servidores que estão na ponta. O apoio do Ministério da Saúde também é fundamental para vencermos esse mal”, afirmou.
A programação de visitas segue nesta quinta-feira (12), com idas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios de Flexeiras e Jequiá da Praia. Já na sexta-feira (13), o grupo encerrará os trabalhos com visitas às UPAs do Trapiche da Barra e do Jaraguá, além do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), em Maceió.
A assessora técnica da Sesau, Cindy Romão, cita que as ações de combate à meningite buscam melhorar a capacidade de resposta das unidades de saúde envolvidas no atendimento primário aos pacientes. “Estamos revisitando todos os fluxos assistenciais e verificando os prontuários para saber como podemos apoiar as unidades, tanto no diagnóstico precoce, quanto no tratamento oportuno desses casos”, disse.
Veja também
Últimas notícias
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço
Outubro Rosa: como receber o auxílio-doença em tratamento de câncer
Preso nono suspeito de participar da morte do ex-delegado Ruy Ferraz
Hospital da Cidade realiza segunda etapa da força-tarefa de ultrassonografias no Outubro Rosa
Escola estadual leva quatro premiações na Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico
MP cobra promulgação de projeto de lei já aprovado na Câmara de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
