Prefeitura promove feira de peças em crochê produzidas por artesãs de Maceió
Evento acontece entre 12 e 16 de setembro em comemoração ao Dia Mundial do Crochê
Para celebrar o Dia Mundial do Crochê, a Prefeitura de Maceió vai promover, entre os dias 12 e 16 de setembro, no Maceió Shopping, uma feira com peças em crochê, produzidas por artesãs da capital. O evento é idealizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) em parceria com o centro de compras.
Nestes dias, a arte feita com esta técnica pelas mãos de maceioenses estará disponível para venda ao público. São roupas, objetos de decoração, acessórios de uso pessoal e coletivo, como sousplat para mesa posta, além de peças infantis. Os amigurumis, por exemplo, chamam bastante a atenção da criançada e serão ofertadas nesta feira. São itens em crochê confeccionados em forma de animais e personagens de desenhos animados.
“A quantidade de produtos feitos pelas artesãs é imensa. Como 12 de setembro é o Dia Mundial do Crochê, a coordenação de Economia Solidária resolveu homenagear as crocheteiras com um evento no shopping, onde estarão expostas e vendidas peças lindas, todas feitas por elas. As próprias artesãs estão lá nos estandes demonstrando os seus trabalhos”, destacou Salomé Holanda, coordenadora de Economia Solidária de Maceió.
Segundo ela, os artesãos de Maceió utilizam muitas técnicas, mas o crochê é, sem dúvida, o que tem o maior número de pessoas envolvidas. As crocheteiras trabalham com vários itens, que vão desde o vestuário, que inclui roupas, saídas, shorts, calças, vestidos e blusas, passam pela decoração, com a mesa posta, colchas e almofadas, e as peças infantis.
“A perspectiva do crochê talvez também seja uma das artes que favorecem muito a questão financeira, porque tem uma visibilidade muito grande, principalmente no vestuário e acessórios. Então, hoje a gente vê pessoas famosíssimas vestindo crochê, inclusive homens. A feira que estamos proporcionando é mais uma oportunidade que as crocheteiras de Maceió têm de faturar mais. Na economia solidária, temos exímias crocheteiras, que produzem peças tão lindas que me surpreende só de olhar”, argumenta.
A artesã Robervilda Davino conta que aprendeu a técnica do crochê aos 8 anos, vendo a avó produzir peças somente com agulha e o novelo de lã. Aos 16, já recebia encomendas e vendas.
“Estou com uma grande expectativa para este evento da Economia Solidária. Queremos muito divulgar os nossos produtos, mostrando o que fazemos de melhor. Eu amo o meu trabalho. Eu produzo com maior prazer, porque é a minha paixão”, exaltou.
Serviço:
Evento: Feira de produtos em crochê
Local: Maceió Shopping (em frente à loja Natura)
Data: 12 a 16 de setembro
Horário: de funcionamento do shopping
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
