Mendonça pede parecer da PGR sobre acusações de assédio sexual contra Silvio Almeida
Ministro do STF determinou a manifestação depois de a Polícia Federal questionar se o caso deve seguir na Corte após a demissão do ministro
![Mendonça pede parecer da PGR sobre acusações de assédio sexual contra Silvio Almeida](https://img.7segundos.com.br/BfDObGTy2QCNqTYGNlhkYPhsdEQ=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/e09e5eebb7ab875174d78612c3df5908.avif)
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (13) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre uma apuração preliminar da Polícia Federal a respeito das acusações de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida.
O caso está sob sigilo na Corte. O ex-ministro nega as acusações.
Na quinta (12), a Polícia Federal enviou um relatório preliminar da investigação ao STF. A PF deseja uma avaliação da Corte em relação ao andamento do caso:
se a apuração deve ser supervisionada pelo STF; ou
se o caso deve ser enviado para a primeira instância da Justiça e até mesmo seguir com a Polícia Civil.
A movimentação da PF ocorre porque Silvio Almeida foi demitido no último dia 6, logo depois do surgimento de denúncias de assédio sexual de várias mulheres — entre as quais, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Com a saída do cargo, Almeida perdeu o foro privilegiado. Investigadores dizem que, ao remeter a apuração preliminar ao STF, o objetivo é evitar qualquer nulidade no caso.
Os fatos teriam ocorrido enquanto ele ainda ocupava o cargo. No último dia 11, a Polícia Federal ouviu uma testemunha que confirmou ter sido vítima de importunação sexual do ex-ministro.
Alcance do foro privilegiado
Antes de se manifestar no caso Silvio Almeida, a PGR pode esperar a conclusão de um julgamento no STF que discute a ampliação do foro privilegiado de autoridades.
A retomada está marcada para a próxima sexta-feira (20), no plenário virtual. A discussão havia sido interrompida em abril, após um pedido de vista (mais tempo para análise do caso) de André Mendonça.
À época, já havia sido formada maioria de votos para ampliar o foro.
Seis dos 11 membros da Corte seguiram o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, que defendeu manter no STF investigações de políticos mesmo depois de eles deixarem o cargo no qual teriam cometido o crime.
Atualmente, se um político com foro no STF — como ministros, senadores e deputados — comete um crime — como homicídio, furto, sequestro — sem relação com o cargo ou mandato, a investigação fica na primeira instância da Justiça.
No entanto, se o crime tem relação com o mandato ou a função, qualquer que seja o delito, o caso fica no Supremo. Mas isso só enquanto durar o mandato.
A nova tese proposta pelo ministro Gilmar Mendes é a seguinte: "a prerrogativa de foro para julgamento de crimes praticados no cargo e em razão das funções subsiste mesmo após o afastamento do cargo, ainda que o inquérito ou a ação penal sejam iniciados depois de cessado seu exercício".
Com a retomada do julgamento na próxima sexta, os votos poderão ser inseridos no sistema virtual do STF até o dia 27 de setembro. Ainda faltam os posicionamento de cinco ministros.
Denúncias de assédio
Silvio Almeida foi demitido do cargo de ministro dos Direitos Humanos em 6 de setembro, após a divulgação de que ONG Me Too Brasil recebeu denúncias de assédio sexual contra ele.
Depois de uma reunião no Palácio do Planalto, o presidente Lula entendeu que a situação do então ministro era insustentável e o tirou do cargo. O ex-ministro nega as acusações.
A divulgação do caso provocou uma crise no governo. Segundo a jornalista Daniela Lima, da GloboNews, integrantes da equipe do governo sabiam desde o ano passado de relatos de suposta conduta de assédio por parte de Almeida.
Na segunda-feira (9), a deputada estadual Macaé Evaristo foi anunciada como a nova titular da pasta.
Veja também
Últimas notícias
![Filha de ex-governador, Salete Tavares assume cargo na Prefeitura de Maceió](https://img.7segundos.com.br/dbOqq0pSvrBjQKQ35I_nhTMkgAg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/salete-tavares.webp)
Filha de ex-governador, Salete Tavares assume cargo na Prefeitura de Maceió
![Renan Calheiros assume Comissão de Assuntos Econômicos e defende fim dos supersalários](https://img.7segundos.com.br/9GpIvm8ah9bYPMqEBm2tDE2ixmI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/53392612607-c83cd970ce-k.jpg)
Renan Calheiros assume Comissão de Assuntos Econômicos e defende fim dos supersalários
![Audiência Pública discute construção de torres na Lagoa da Anta; Chico Filho diz que há benefícios](https://img.7segundos.com.br/ymzgF6UgzoNTXOxv3DyTcxXTgvc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/17774456901739999246.jpeg)
Audiência Pública discute construção de torres na Lagoa da Anta; Chico Filho diz que há benefícios
![Lula diz que o ovo está caro e que discutirá com atacadistas](https://img.7segundos.com.br/LY3haK35c2K9r5cIdV_CuWxCPbs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/naom-6773fdea2a262.webp)
Lula diz que o ovo está caro e que discutirá com atacadistas
![Justiça aceita denúncia de Neymar e manda citar Luana Piovani por injúria](https://img.7segundos.com.br/0gJkw8nkym_2VPLPZXmnKRqB9sI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/luana-piovani-interage-com-os-fas-1713964808040-v2-900x506jpg.webp)
Justiça aceita denúncia de Neymar e manda citar Luana Piovani por injúria
![Ponte Penedo-Neópolis está prestes a sair do papel, anuncia prefeito](https://img.7segundos.com.br/4X3RzVgMnd-gB3HVhgPzL5Hh-HE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/george-santoro-e-ronaldo-lopes-png.avif)
Ponte Penedo-Neópolis está prestes a sair do papel, anuncia prefeito
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)