Projeto de Marx Beltrão promove acessibilidade a serviços de saúde pública
A proposta já está em tramitação na Câmara dos Deputados
Um projeto de lei inovador proposto pelo deputado federal Marx Beltrão (PP) estabelece a acessibilidade total nas informações necessárias ao acesso a todos os órgãos públicos de atendimento em saúde do país. O projeto (PL 3551/24), impõem a “obrigatoriedade de afixação de placa informativa e divulgação por meio de sistema de escrita tátil, vídeos com áudios explicativos e em Libras em todas as instituições prestadoras de serviços de saúde de natureza pública” no Brasil.
A proposta, já em tramitação na Câmara dos Deputados, determina que “as informações devem constar em lugares de fácil acesso, por meio de placas visíveis, sistema de escrita tátil, vídeos com áudios explicativos, em Libras, e quaisquer outros meios que a unidade entender necessário para a fácil compreensão”. “Esta proposta atende a demanda de segmentos da sociedade que acabam não tendo acesso à saúde porque não conseguem, paralelamente, ter acesso a informações uma vez que possuem deficiência visual ou auditiva”, disse Marx.
Estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda revela a existência, no Brasil, de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. A surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres. A predominância é na faixa de 60 anos de idade ou mais (57%). Nove por cento das pessoas com deficiência auditiva nasceram com essa condição e 91% adquiriram ao longo da vida, sendo que metade foi antes dos 50 anos. Entre os que apresentam deficiência auditiva severa, 15% já nasceram surdos. Do total pesquisado, 87% não usam aparelhos auditivos.
O projeto proposto por Marx Beltrão também garante mais um direito hoje negligenciado às gestantes com deficiência auditiva. “Quanto ao direito das parturientes à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e rede conveniada”, o projeto de Marx estabelece que “será permitido um acompanhante apto em Libras para auxiliar a parturiente, caso a mesma solicite, para sua compreensão no decorrer do parto”.
Últimas notícias
Arthur Lira garante obra que transforma o acesso à zona rural de Porto Real do Colégio
Polícia inicia investigação do caso de envenenamento com três vítimas em Penedo
Operação prende 11 suspeitos de integrar facção Comando Vermelho em Maceió e região
Prefeitura de Japaratinga anuncia cursos gratuitos de gastronomia na carreta-escola
Dupla mascarada rende funcionários e rouba caixa de mercado no interior de AL
Casal é preso após assaltar fármacia com moto roubada em Arapiraca; homem estava foragido
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
