Justiça proíbe Siderlane Mendonça de nova violência contra pessoas em situação de rua
Decisão foi baseada no conceito de "aporofobia", que se refere à aversão aos pobres
A Justiça atendeu ao pedido do Ministério Público de Alagoas (MPAL) e da Defensoria Pública (DPEAL), proibindo o vereador Siderlane Mendonça de realizar a remoção forçada de pessoas em situação de rua em Maceió. Ele é acusado de praticar atos de violência, usando suas ações para autopromoção nas redes sociais.
A decisão foi baseada no conceito de "aporofobia", que se refere à aversão aos pobres, refletindo tanto em atitudes individuais quanto em políticas públicas. Caso descumpra a ordem judicial, Siderlane Mendonça terá que pagar uma multa de R$ 100 mil por cada infração.
Os representantes do MPAL e da DPEAL ressaltaram que, na "Feira do Biu", muitos moradores de rua buscam abrigo e oportunidades de sobrevivência. No dia 10 deste mês, o vereador teria agredido fisicamente essas pessoas e destruído seus pertences.
A Justiça também determinou que ele retire vídeos e postagens relacionadas a esses atos de suas redes sociais, garantindo a proteção dos direitos humanos dessa população vulnerável.
Veja também
Últimas notícias
Vaticano divulga primeiras imagens do papa desde a cirurgia
Homem que invadiu lanchonete e agrediu ex já responde por violência doméstica
TRE/AL esclarece que locais de votação são iguais aos do 1º turno das Eleições 2026
Muito além do ensino: Cesmac do Agreste celebra quem transforma vidas
Mulher impede tentativa de invasão a residência no Benedito Bentes, em Maceió
MPEduc visita escolas municipais de Japaratinga e promove escuta pública
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
