Precatórios do Fundef: inicia nesta quarta (26) pagamento da 1ª parcela
Serão contemplados 25 mil professores da rede estadual de ensino
O Governo de Alagoas começa a pagar, nesta quinta-feira (26), a primeira parcela dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e Valorização do Magistério (Fundef). Serão contemplados 25 mil professores da rede estadual de ensino. A previsão do governador Paulo Dantas é que o dinheiro estará na conta dos beneficiados até esta sexta-feira (27).
Foi liberado o valor de R$ 181.890.581,58 referente ao repasse da primeira parcela para os professores que possuem conta ativa na Caixa Econômica Federal (CEF). Em relação aos servidores administrativos, a lista dos profissionais que se encontram aptos para o recebimento será divulgada até a próxima semana pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Quem tem direito a receber?
> Profissionais, ou ex-servidores, do magistério da rede estadual que comprovarem o efetivo exercício durante o período de 1998 a 2006;
> Herdeiros e pensionistas: após ter o alvará judicial que autorize o pagamento, deverão apresentar o recurso administrativo com, além da documentação pessoal, a certidão de óbito do beneficiário, o alvará judicial, a certidão de valores e a indicação das contas bancárias da Caixa Econômica Federal para o crédito conforme o deferimento.
Valor a receber
Cada profissional irá receber a quantia proporcional à remuneração percebida, de acordo com a jornada de trabalho exercida, em relação aos meses trabalhados no período, considerando como referência os valores recebidos pelo profissional, não incluídos auxílios, abonos e demais parcelas não remuneratórias. O valor do décimo terceiro salário também não será computado. Por isso, o montante varia de acordo com o tempo efetivamente trabalhado pelo servidor.
De acordo com o governo do estado, foi observada a proporcionalidade e considerados os valores recebidos a título de vencimento fixo, anuênio, quinquênio, subsídio, opção vencimental e hora-aula, percebidos, individualmente, em cada ano do intervalo em questão, sendo realizados, ao final, o somatório dos valores devidos em cada exercício.
Como saber se tenho valor a receber?
Para consulta dos valores a receber, basta acessar o site https://fundef.educacao.al.gov.
Em "meu primeiro acesso", informe o CPF, o número da conta bancária, ou o número de ordem no contra cheque (servidor efetivo).
O prazo para contestar os valores, o período em que trabalhou ou, ainda, em caso de ausência do nome, é até o dia 30 de novembro.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
