Marx Beltrão defende votação e aprovação com urgência de projeto que garante vacina gratuita contra meningite B
Um surto de meningite meningocócica B foi reconhecido pelo MS em Alagoas no mês de setembro de 2023

O deputado federal Marx Beltrão assinou, junto a outros parlamentares federais, um requerimento de urgência para que a Câmara vote – e aprove – um projeto de lei que vai garantir o aumento do programa nacional de imunização infantil com a inclusão de uma nova e necessária vacina às crianças.
O documento assinado por Marx pede a tramitação, em caráter de urgência, do Projeto de Lei (PL) 1286/2023. A proposta inclui a vacina contra a meningite do tipo B no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS), fazendo com que a vacina seja aplicada gratuitamente nos postos e unidades básicas de saúde de todo o país.
Somente disponível na rede privada, a vacina contra a meningite B chega a custar quase R$ 700 reais, valor inacessível à maioria da população. A meningite tipo B, causada pelo meningococo B, é uma doença grave considerada uma das mais letais e representa até 40% das meningites diagnosticas no país. Crianças de até 5 anos são as principais vítimas dessa da doença.
“O projeto de lei 1286/23 é essencial para salvar a vida e evitar o contágio de milhares de crianças brasileiras. Mas a vacina contra a meningite B custa quase meio salário-mínimo, e a grande parte da população brasileira não tem como comprá-la para seus filhos. Por isso, estamos lutando para que este projeto seja votado e aprovado na Câmara. A vacina contra a meningite B precisa ser fornecida pelo SUS gratuitamente, para todos os meninos e todas as meninas brasileiras”, disse Marx Beltrão.
Um surto de meningite meningocócica B foi reconhecido pelo MS em Alagoas no mês de setembro de 2023. De agosto de 2022 a outubro de 2023 foram confirmados 33 casos da doença no estado, sendo 25 de meningococo B, com 14 óbitos. A letalidade do surto foi de quase 50%, sendo que mais de 70% dos óbitos foram em crianças com menos de 4 anos de idade.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. A meningite meningocócica é uma das formas mais graves da doença, pois pode levar à morte em poucas horas.
Últimas notícias

Cão é encontrado morto após incêndio no Conjunto Virgem dos Pobres, em Maceió

Polícia prende trio suspeito de vender perfumes falsificados no Centro de Colônia Leopoldina

Dois homens ficam feridos após briga no Benedito Bentes, em Maceió

Polícia Militar resgata crianças encontradas sozinhas em residência em Delmiro Gouveia

Governo de Alagoas destaca o poder feminino na tecnologia alagoana

Vereador Leonardo Dias cobra isenção do ICMS sobre produtos da cesta básica em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
