Cooperativas de catadores garantem isenção de ICMS sobre sucatas e materiais recicláveis
Ação do Programa Cresce Alagoas reuniu cerca de 50 cooperativas que apresentaram as demandas do setor

Cerca de 50 cooperativas e associações de catadores de recicláveis participaram de mais uma ação do Programa Cresce Alagoas, na terça-feira (1º), no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. Com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Alice Beltrão, e do secretário de Governo, Vitor Pereira, o encontro celebrou a assinatura do decreto que concede incentivo fiscal para as cooperativas de catadores e debateu as necessidades do setor.
O decreto que concede incentivo fiscal para as cooperativas de catadores foi assinado pelo governador Paulo Dantas no último dia 23, durante o lançamento do Programa Cresce Alagoas, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).

A medida, que nasceu de uma solicitação dos cooperados e um pedido da Sedics, por meio da Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), prevê a isenção nas operações internas, realizadas dentro de Alagoas, de sucatas e materiais recicláveis de tributação, desde que os produtos sejam vendidos à indústria pelas cooperativas ou associações de catadores.
A secretária Alice Beltrão destacou que o decreto é um marco importante para o trabalho das cooperativas e associações. “Não celebramos apenas a assinatura do decreto, mas a renovação do nosso compromisso, do compromisso do Governo Paulo Dantas com esse setor tão fundamental para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Estamos fazendo articulações muito importantes, estamos desenvolvendo um trabalho intersetorial, buscando ouvir as cooperativas e associações para desenvolver políticas públicas eficientes”.
A integrante da Coopvila e representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Ivanilda Gomes, celebrou as oportunidades que o decreto possibilita para o setor. “Acreditamos que, com responsabilidade e com esse decreto, a gente consiga mais facilidade para a categoria. Lembramos que a nossa luta acontece todo dia, diariamente lutamos para que nossa profissão seja reconhecida e que todos os catadores e catadoras sejam contratados pela prestação de serviço”, disse Ivanilda.
Para o deputado estadual Davi Maia, com a isenção do ICMS, as cooperativas e associações terão mais investimentos para fortalecer o trabalho do setor. “Sei que ainda temos um trabalho muito grande e árduo, mas temos a oportunidade de gerar muito mais empregos”. Após ouvir as demandas dos representantes das cooperativas, o secretário Vitor Pereira destacou a importância da inclusão das cooperativas e associações de catadores no Programa Cresce Alagoas, o maior programa de desenvolvimento econômico e fiscal do estado.
“Nós inserimos as cooperativas e as associações de catadores no Cresce Alagoas, porque essa cadeia é multidimensional. Atinge o meio ambiente, a geração de emprego e renda, a produção de energias renováveis. E é por isso que nós do Governo de Alagoas vamos continuar escutando e transformando as demandas desse setor em boas políticas públicas”, destacou o secretário.
Com as pautas apresentadas pelos cooperados, os secretários traçaram um planejamento para as próximas ações. “Nós saímos daqui com um ajuste, com o consenso de que precisamos criar uma política pública para a construção de galpões estruturados para a produção e a separação dos resíduos, viabilizar uma linha de crédito junto a Desenvolve, para que essas associações e essas cooperativas tenham acesso ao crédito barato e sem burocracia”, completou o secretário Vitor Pereira.
“Outra demanda foi a necessidade de cursos de extensão e a reativação do Comitê, para que possam acompanhar essas políticas públicas dentro do estado de Alagoas”, completou Pereira. Ainda participaram da solenidade os secretários de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), Aline Rodrigues, da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Arabella Mendonça, do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, e a vice-presidente da Unicafes-AL, Maria José.
Veja também
Últimas notícias

Alfredo Gaspar comenta sanção dos EUA a Moraes e alerta para risco do tarifaço

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai após colidir no ar durante treinamento

PM apreende mais de 5kg de drogas e colete balístico durante operação no Bom Parto

Prefeitura disponibiliza edital de licitação de obras do Mercado da Produção

Alagoas terá 16 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

Morre adolescente de 14 anos baleado enquanto fazia entregas no Tabuleiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
