Por áudio, piloto do avião de Lula declarou urgência: “Pan-pan”
Termo “pan-pan” indica uma falha no funcionamento, mas não tem a mesma urgência da palavra “mayday”
O piloto do avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que havia tido uma pane no voo do México ao Brasil nessa terça-feira (01).
Em áudio obtido pela Folha de S. Paulo, é possível ouvir o piloto apontar “pan-pan”, uma forma de indicar pane na aeronave. A suspeita é de que uma ave tenha atingido a turbina do avião e causou o problema técnico.
Na gravação, o responsável pelo voo identifica a aeronave como presidencial do Brasil, indica uma curva e alerta sobre a pane.
O termo “pan-pan” indica urgência, seja por um passageiro que necessita de atenção médica, seja por falha em um equipamento, mas não chega a ser tão grave quanto o “mayday”.
Após o problema, a aeronave precisou rodar em círculos para gastar o combustível e pousar em segurança no México. Depois de avaliações, Lula e a comitiva puderam seguir no avião reserva de volta ao Brasil.
Eles chegaram a Brasília pouco depois das 10h desta quarta-feira (2/10), em um voo “tranquilo sem nenhuma intercorrência”, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).
Lula estava no México desde domingo (29/9) para acompanhar a posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.