Alagoas registra aumento de casos confirmados de HIV
De janeiro a junho de 2024, o Estado tem um total de 434 casos

O combate ao vírus HIV e à Aids vem sendo constantemente realizado em vários estados e países do mundo, desde os anos 80 e 90. Mas, ainda assim, é uma epidemia que assola grande parte da sociedade pelo seu efeito grave e destrutivo.
Como ainda não tem cura, há casos em que o paciente pode continuar vivendo com o vírus no corpo, realizando o tratamento com médicos especialistas.
Há também outros casos em que a pessoa vive com HIV e com carga viral indetectável, o que faz com que a pessoa não transmita o vírus sexualmente.
Segundo pesquisas, mais de 52 mil jovens de 15 a 24 anos com HIV evoluíram para Aids no últimos dez anos. Em 2023, 39,9 milhões de pessoas viviam com HIV no mundo, 1,3 milhão de pessoas foram infectadas pelo vírus e 630 mil morreram de doenças relacionadas com a Aids.
Em Alagoas, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), de janeiro a junho de 2024 o Estado registrou um total de 434 casos confirmados de HIV.
No mesmo período de 2023, ano passado, havia 363 casos registrados, o que mostra que a quantidade de pessoas infectadas pelo vírus aumentou nos municípios alagoanos. 775 casos foram confirmados no ano todo de 2023.
Por outro lado, houve uma queda no número de casos confirmados e de morte provocada pela Aids. De janeiro a junho de 2023, houve um registro de 188 casos e 98 mortes. Já este ano, 127 pessoas evoluíram para Aids e 93 morreram por causa da doença.
A Sesau também informou que os mesmos dados de julho e agosto não estão disponíveis.
'A gente vem vivendo uma explosão de casos em Alagoas'
O médico Fernando Maia é especialista em infectologia há 28 anos e é referência na área por seu trabalho incansável no diagnóstico e tratamento de HIV/Aids em Alagoas. Segundo ele, ano após ano os casos de infecção pelo vírus tem aumentado no Estado, principalmente entre pessoas com idade de 15 a 39 anos. Há também casos em que pessoas com menos idade e idosos têm sido registrados.
"A gente vem vivendo uma fase de explosão de casos. Estamos vivendo um período em Alagoas que São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já viveram alguns anos atrás, que é o da explosão de casos. Hoje eles estão começando a controlar, mas a gente ainda não. O número de pessoas infectadas está crescendo em todas as faixas etárias, principalmente entre pessoas sexualmente ativas", disse o médico.
Ainda segundo o especialista, o aumento de casos tem acontecido devido a falta de proteção entre as pessoas e a prática sexual com vários parceiros.
"Quanto mais pessoas tiverem relações sexuais com muitos parceiros, maior o risco de adquirir a infecção. Por isso que a maior recomendação para se prevenir é reduzir o número de parceiro. É a medida mais efetiva para o controle da contaminação", explicou.
O doutor Fernando também pontuou que o grande público em que o vírus está mais se proliferando, como também tem se registrado com frequência, é o dos homens homossexuais. Seguido de mulheres e homens heterossexuais.
"O vírus está se espalhando, as pessoas estão começando a testar mais, com a facilidade do teste rápido, e estão descobrindo mais cedo. Apesar disso, a gente tem muito diagnóstico tardio, que é quando a pessoa descobre que já está com Aids, ou seja, em um estado já avançado. Isso não é bom porque nessa situação o paciente pode ficar com sequelas ou pode morrer por causa da infecção."
Prevenção e diagnóstico
A prevenção, em linhas gerais, continua sendo o uso da camisinha masculina e feminina, porém existem outros métodos de proteção como a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é utilizada por meio de comprimidos que previnem com urgência a infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infeções sexualmente transmissíveis.
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) também pode prevenir a infecção pelo vírus, e consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual. Esse tratamento permite o organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Porém, segundo especialistas, o ideal é que o uso da PrEP seja também um complemento do uso do preservativo.
Para Maia, o ideal é que se descubra o vírus o mais cedo possível porque o paciente terá mais chances de ficar bem e não transmitir para outras pessoas.
Ele enfatizou que o procedimento, caso o resultado do teste tenha dado reagente, consiste em encaminhar para um dos serviços de referência do tratamento de HIV/Aids. O paciente passará por uma equipe multiprofissional, que o levará para algumas etapas, como o aconselhamento, orientações sobre a nova condição, consulta médica e o início da medicação. "A recomendação do Ministério da Saúde é iniciar o tratamento precocemente em todos os infectados", frisou o médico.
Em Maceió, há quatro unidades que tratam o HIV e a Aids: o Hospital Universitário (Cidade Universitária), a unidade de saúde João Fireman (Jacintinho), Hospital de Doenças Tropicais (Trapiche), que é a unidade com a maior quantidade de pacientes cadastrados.
HIV é diferente de Aids
O especialista Fernando Maia finalizou explicando a diferença entre HIV e Aids, já que muita gente confunde os significados de ambos os termos.
"HIV é um vírus que causa a doença. Quando a pessoa é chamada de soropositivo é porque ela adquiriu a infecção, vive com o vírus, mas a doença ainda não se manifestou. Já a Aids é quando o estado do paciente já está mais avançado e a doença se manifesta em seu organismo", concluiu.
Veja também
Últimas notícias

Briga termina em tentativa de homicídio em São Miguel dos Campos

Estudantes da Ufal em Arapiraca sonham com Hospital Universitário para fortalecer formação

Marido de vereadora é morto com cinco tiros na cabeça em Teotônio Vilela
![[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula](https://img.7segundos.com.br/7sq6pNi7PX1EgDMB3vb1qZYlwI8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-79.jpg)
[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula

Adolescente de Feira Grande com doença rara necessita de cirurgia urgente em Maceió

Prefeito de Japaratinga anuncia aprovação do concurso público municipal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
