Em Maceió, quase 140 mil eleitores não comparecem às urnas
Apesar da sensação de esvaziamento neste ano, índices de abstenção foram menores do que em 2020
As eleições municipais transcorreram com bastante tranquilidade durante esse domingo (06) em todo o estado de Alagoas, especialmente na capital, Maceió. Poucas filas, nenhum tumulto e agilidade foram algumas das características relatadas pelo eleitorado. Parte dessa tranquilidade se deu pela quantidade de abstenções observada em todo o estado. Maceió contabilizou cerca de 22,08% de índice de abstenção.
A abstenção, nada mais é, do que aquela parcela da população que decidiu não participar do processo de escolha dos seus representantes políticos, por meio do voto. Dessa forma, em Maceió, cerca de 139.726, com base no número total de cidadãos aptos a votar na capital do estado, deixaram de ir votar nesse domingo (06).
Apesar da sensação de esvaziamento dos colégios eleitorais neste ano, os índices de abstenção foram menores do que no ano de 2020, ano da última eleição municipal. No primeiro turno do pleito de 2020, Maceió registrou um índice de abstenção maior do que o do ano de 2024, totalizando 25,05%, cerca de 148.318 eleitores que não compareceram às urnas.
Já com relação ao número de eleitores que foram exercer o seu direito de votar nesse domingo (06), a capital de alagoas registrou a presença de 493.086 eleitoras e eleitores (77,92%) às urnas. O total de votos em branco foi de 13.585 (2,76%), e os votos nulos contabilizaram 23.583 (4,78%).
JHC foi reeleito prefeito de Maceió com 379.544 votos (83,25% dos votos válidos).
Veja também
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
