Israel intensifica bombardeios em Gaza no 1º aniversário da guerra
Tanques israelenses atacaram o campo de refugiados de Jabalia

Israel intensificou sua ofensiva aérea e terrestre em Gaza com mais ataques a militantes e postos de comando do Hamas nesta segunda-feira (07), quando ambos os lados marcaram o primeiro aniversário de uma guerra que destruiu grande parte do território e abalou a vida de seu povo.
Por sua vez, o Hamas disse que atingiu a capital comercial de Israel, Tel Aviv, com uma salva de mísseis, fazendo disparar sirenes no centro de Israel. Duas pessoas ficaram levemente feridas, de acordo com o serviço de ambulância israelense.
O lançamento de foguete sinalizou a capacidade duradoura do Hamas de contra-atacar, apesar da prolongada campanha militar israelense que degradou seriamente sua capacidade de combate, um ano após a incursão transfronteiriça do Hamas em Israel, que deu início à guerra.
O aliado menor do Hamas, a Jihad Islâmica, afirmou que atingiu Sderot, Nir Am e outras cidades israelenses próximas a Gaza com foguetes. As Forças Armadas israelenses disseram que interceptaram cinco foguetes disparados de Gaza.
Os militantes liderados pelo Hamas invadiram cidades israelenses e kibutz próximos à fronteira em 7 de outubro de 2023, matando 1.200 pessoas e fazendo cerca de 250 reféns, de acordo com os registros israelenses.
A subsequente campanha militar de Israel em Gaza matou quase 42 mil palestinos, segundo o Ministério da Saúde do enclave costeiro, deslocou quase toda a população de 2,3 milhões de pessoas e causou uma crise de fome e de saúde.
Israel afirma que os militantes lutam com cobertura de áreas residenciais construídas no território densamente povoado, incluindo escolas e hospitais. O Hamas nega.
Na segunda-feira, tanques israelenses avançaram para Jabalia, o maior dos oito campos de refugiados urbanos históricos da Faixa de Gaza, depois de cercá-lo, segundo os moradores. Logo após o lançamento de foguete, os militares israelenses expandiram as ordens de retirada em Jabalia para cobrir áreas nas cidades de Beit Hanoun e Beit Lahiya, ao norte.
Moradores disseram que as forças israelenses bombardearam Jabalia do ar e do solo, e os médicos disseram que vários palestinos foram mortos, e as equipes de resgate não conseguiram chegar a algumas das vítimas.
Mais tarde na segunda-feira, médicos palestinos disseram que um ataque aéreo israelense matou cinco palestinos a oeste de Jabalia.
Os militares israelenses disseram que mataram dezenas de militantes e desmantelaram a infraestrutura militar em Jabalia, afirmando que a operação continuaria para evitar que o Hamas se reagrupasse.
Na cidade central de Deir Al-Balah, onde 1 milhão de pessoas deslocadas estão abrigadas, um ataque aéreo israelense atingiu barracas dentro do Hospital Al-Aqsa, ferindo 11 pessoas, segundo médicos palestinos. Os militares israelenses disseram que o ataque atingiu militantes do Hamas que operavam em um centro de comando instalado dentro do hospital.
Veja também
Últimas notícias

PM apreende cerca de 54 kg de drogas e 46 armas na primeira semana de junho
Ação da PM cumpre mandados e prende dupla por envolvimento com tráfico

Governador Paulo Dantas lança Programa de Incentivo Fiscal à Cultura

Idoso é encontrado morto dentro de casa no Sítio Umbuzeiro, em Craíbas
![[Vídeo] Influenciador que atirou em frente a um bar na Jatiúca se pronuncia sobre o caso](https://img.7segundos.com.br/P8TzhCdbsfQ1HkfZxzv0_0T-W_U=/100x80/center/bottom/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/ba3e325b-063e-4c2b-8296-11cb5d0871bf.jpg)
[Vídeo] Influenciador que atirou em frente a um bar na Jatiúca se pronuncia sobre o caso

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
