Irã lança ataque de mísseis contra Israel, que alerta para “consequências”
Ação seria uma retaliação contra bombardeios no Líbano feitos por militares israelenses
As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram nesta terça-feira (1°) que mísseis foram lançados do Irã em direção ao país. Relatos iniciais indicam que o ataque inclui mísseis balísticos.
Segundo os militares de Israel, alguns projéteis causaram impacto direto no sul e centro do país, mas não houve feridos até o momento.
Os artefatos demoram em média cerca de 20 minutos para chegar ao território israelense, saindo o Irã.
As equipes da CNN em Israel, Jerusalém e Haifa contaram dezenas de mísseis voando sobre eles. Vários foram interceptados, mas não está claro quantos.
A equipe do correspondente da CNN, Alex Marquardt, e produtores tiveram que deixar o telhado onde fazia a transmissão ao vivo por causa do risco à segurança.
Sirenes também tocam em diferentes partes do país. Ainda não está claro se algum projétil causou danos.
Entre os possíveis alvos estão três bases aéreas israelenses e uma base de inteligência localizada ao norte de Tel Aviv, disse uma pessoa informada sobre o assunto à CNN.
Irã teria lançado ao menos 180 projéteis
A estimativa inicial do Exército israelense é que o Irã disparou 180 “projéteis” contra Israel.
“Neste momento, entendemos que foram aproximadamente 180 projéteis”, disse um porta-voz das Forças de Defesa de Israel à CNN.
“Mas isso não é definitivo, e (é) uma estimativa inicial”, adicionou.
Israel promete
“Houve um ataque sério contra nós, e haverá consequências sérias”, ressaltou o porta-voz das FDI Daniel Hagari.
Ele acrescentou que esta não foi a primeira vez que Israel enfrentou uma ameaça do Irã e que o país está “pronto para eles”.
Reação do Irã sobre ataque
A Missão Iraniana nas Nações Unidas disse nesta terça-feira (1) que a resposta de Teerã “foi devidamente executada”, ao se referir sobre o ataque com mísseis lançado contra Israel.
“A resposta legal, racional e legítima do Irã aos atos terroristas do regime sionista — que envolveu alvejar cidadãos e interesses iranianos e infringir a soberania nacional da República Islâmica do Irã — foi devidamente executada”, afirmou a Missão Permanente da República Islâmica do Irã nas Nações Unidas em uma publicação no X.
A missão disse que se Israel “ousar responder ou cometer mais atos de malevolência, uma resposta subsequente e esmagadora ocorrerá”.
Em meio ao bombardeio, a agência estatal do Iraque disse que o país fechou o espaço aéreo.