Mundo

Irã lança ataque de mísseis contra Israel, que alerta para “consequências”

Ação seria uma retaliação contra bombardeios no Líbano feitos por militares israelenses

Por CNN 01/10/2024 15h03 - Atualizado em 01/10/2024 17h05
Irã lança ataque de mísseis contra Israel, que alerta para “consequências”
Imagem mostra projéteis sendo interceptados por Israel sobre Tel Aviv em 1º de outubro de 2024 - Foto: JACK GUEZ/AFP

As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram nesta terça-feira (1°) que mísseis foram lançados do Irã em direção ao país. Relatos iniciais indicam que o ataque inclui mísseis balísticos.

Segundo os militares de Israel, alguns projéteis causaram impacto direto no sul e centro do país, mas não houve feridos até o momento.

Os artefatos demoram em média cerca de 20 minutos para chegar ao território israelense, saindo o Irã.

As equipes da CNN em Israel, Jerusalém e Haifa contaram dezenas de mísseis voando sobre eles. Vários foram interceptados, mas não está claro quantos.

A equipe do correspondente da CNN, Alex Marquardt, e produtores tiveram que deixar o telhado onde fazia a transmissão ao vivo por causa do risco à segurança.

Sirenes também tocam em diferentes partes do país. Ainda não está claro se algum projétil causou danos.

Entre os possíveis alvos estão três bases aéreas israelenses e uma base de inteligência localizada ao norte de Tel Aviv, disse uma pessoa informada sobre o assunto à CNN.

Irã teria lançado ao menos 180 projéteis


A estimativa inicial do Exército israelense é que o Irã disparou 180 “projéteis” contra Israel.

“Neste momento, entendemos que foram aproximadamente 180 projéteis”, disse um porta-voz das Forças de Defesa de Israel à CNN.

“Mas isso não é definitivo, e (é) uma estimativa inicial”, adicionou.

Israel promete


“Houve um ataque sério contra nós, e haverá consequências sérias”, ressaltou o porta-voz das FDI Daniel Hagari.

Ele acrescentou que esta não foi a primeira vez que Israel enfrentou uma ameaça do Irã e que o país está “pronto para eles”.

Reação do Irã sobre ataque


A Missão Iraniana nas Nações Unidas disse nesta terça-feira (1) que a resposta de Teerã “foi devidamente executada”, ao se referir sobre o ataque com mísseis lançado contra Israel.

“A resposta legal, racional e legítima do Irã aos atos terroristas do regime sionista — que envolveu alvejar cidadãos e interesses iranianos e infringir a soberania nacional da República Islâmica do Irã — foi devidamente executada”, afirmou a Missão Permanente da República Islâmica do Irã nas Nações Unidas em uma publicação no X.

A missão disse que se Israel “ousar responder ou cometer mais atos de malevolência, uma resposta subsequente e esmagadora ocorrerá”.

Em meio ao bombardeio, a agência estatal do Iraque disse que o país fechou o espaço aéreo.