Saúde

Dia Mundial da Alimentação: órgãos estaduais se unem em defesa da segurança alimentar

Data é celebrada no dia 16 de outubro e este ano traz como tema, Direito aos Alimentos para uma Vida e um Futuro Melhores

Por 7Segundos, com Assessoria 15/10/2024 10h10 - Atualizado em 15/10/2024 11h11
Dia Mundial da Alimentação: órgãos estaduais se unem em defesa da segurança alimentar
Restaurante Popular localizado no bairro Benedito Bentes, em Maceió - Foto: Marco Antônio

O dia 16 de outubro é marcado como o Dia Mundial da Alimentação. A data foi criada com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial, além de lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A primeira comemoração da data ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/AL), a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/AL) e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), endossam a campanha deste ano que traz como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores". Um cronograma de ações também foi desenvolvido para este mês.

“Todos os anos, a época nos faz pensar a respeito da população mais vulnerável, sua segurança alimentar e nutrição. Entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Entretanto, essa realidade não é vivida por uma grande parte da população.” Enfatizou Thatiana Fávaro, presidente do Consea/AL.

A frente da presidência da Caisan/AL e também da Seades, a secretária Kátia Born afirmou que o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional está sendo construído, juntamente com todas as secretarias e órgãos da Câmara, e em parceria com o Consea/AL.

Ressaltou ainda a importância da sociedade civil na construção de novas políticas públicas que combatam a fome no estado de Alagoas.