Mesa Brasil alerta sobre o desperdício de alimentos no Dia Mundial da Alimentação
Em Alagoas, o Mesa repassa as doações dos parceiros para 449 instituições
O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é particularmente uma data especial para o Programa Mesa Brasil Sesc, pois representa um chamamento para um tema de interesse mundial, principalmente, ao considerar que milhões de pessoas no planeta vivem em situação de insegurança alimentar ou fome. A data celebra a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.
Em 2020, o tema escolhido é “Cresça, alimente, sustente. Juntos”. O objeto da discussão leva em consideração a pandemia da Covid-19 que o mundo enfrenta. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 870 milhões de pessoas sofrem de subnutrição no mundo. É um número assustador.
Em Alagoas, o Mesa Brasil repassa as doações dos parceiros para 449 instituições sociais cadastradas no programa.
O Sesc conta com a parceria de 571 doadores, sendo feirantes, distribuidoras, supermercados, panificações, mercadinhos, entre outros. São alimentos que não possuem o valor comercial, mas mantêm o valor nutricional. Estão perto do prazo de validade, uma verdura amassada que, normalmente, o cliente despreza, mas para quem se encontra em condição de vulnerabilidade social, e é beneficiado, faz uma diferença enorme.
O Mesa é responsável por toda a logística. O doador é o grande protagonista da rede de solidariedade porque evita o desperdício de alimentos e ajuda a matar a fome de milhares de pessoas. De outubro/19 a setembro/20, o programa beneficiou 733 mil alagoanos, em 39 municípios.
Além de atuar na distribuição das doações, o programa adota uma vertente educativa no sentido de estimular o aproveitamento integral dos alimentos e, consequentemente, evitar desperdícios. Outra frente de trabalho é a promoção de palestras com foco na sustentabilidade das instituições cadastradas. “A fome é um problema de todos.
A construção de uma sociedade mais justa perpassa pela necessidade de engajamento de todos, garantindo assim um direito básico, que é a alimentação”, afirma a gerente de Assistência do Sesc, Patrícia Nemézio.
São muitas as possibilidades de combater o desperdício, o que de fato importa é agir e se engajar na causa. Se desejar abraçar junto com o Mesa Brasil, que atua no Estado há 17 anos, basta entrar em contato pelos números 3221-9440/ 98752-9926 (Maceió) ou 3521-6061/ 3482-2411/ 3482-2412 (Arapiraca).
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
