Mesa Brasil alerta sobre o desperdício de alimentos no Dia Mundial da Alimentação
Em Alagoas, o Mesa repassa as doações dos parceiros para 449 instituições

O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é particularmente uma data especial para o Programa Mesa Brasil Sesc, pois representa um chamamento para um tema de interesse mundial, principalmente, ao considerar que milhões de pessoas no planeta vivem em situação de insegurança alimentar ou fome. A data celebra a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.
Em 2020, o tema escolhido é “Cresça, alimente, sustente. Juntos”. O objeto da discussão leva em consideração a pandemia da Covid-19 que o mundo enfrenta. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 870 milhões de pessoas sofrem de subnutrição no mundo. É um número assustador.
Em Alagoas, o Mesa Brasil repassa as doações dos parceiros para 449 instituições sociais cadastradas no programa.
O Sesc conta com a parceria de 571 doadores, sendo feirantes, distribuidoras, supermercados, panificações, mercadinhos, entre outros. São alimentos que não possuem o valor comercial, mas mantêm o valor nutricional. Estão perto do prazo de validade, uma verdura amassada que, normalmente, o cliente despreza, mas para quem se encontra em condição de vulnerabilidade social, e é beneficiado, faz uma diferença enorme.
O Mesa é responsável por toda a logística. O doador é o grande protagonista da rede de solidariedade porque evita o desperdício de alimentos e ajuda a matar a fome de milhares de pessoas. De outubro/19 a setembro/20, o programa beneficiou 733 mil alagoanos, em 39 municípios.
Além de atuar na distribuição das doações, o programa adota uma vertente educativa no sentido de estimular o aproveitamento integral dos alimentos e, consequentemente, evitar desperdícios. Outra frente de trabalho é a promoção de palestras com foco na sustentabilidade das instituições cadastradas. “A fome é um problema de todos.
A construção de uma sociedade mais justa perpassa pela necessidade de engajamento de todos, garantindo assim um direito básico, que é a alimentação”, afirma a gerente de Assistência do Sesc, Patrícia Nemézio.
São muitas as possibilidades de combater o desperdício, o que de fato importa é agir e se engajar na causa. Se desejar abraçar junto com o Mesa Brasil, que atua no Estado há 17 anos, basta entrar em contato pelos números 3221-9440/ 98752-9926 (Maceió) ou 3521-6061/ 3482-2411/ 3482-2412 (Arapiraca).
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
