Política

Lula diz que não vai intervir em eleição para a presidência da Câmara

'Tenho como prática política não me meter na escolha. Isso é do Congresso', afirmou em entrevista nesta manhã

Por Valor 17/10/2024 11h11 - Atualizado em 17/10/2024 12h12
Lula diz que não vai intervir em eleição para a presidência da Câmara
Presidente Lula - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (17) que não vai interferir na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. “Tenho como prática política não me meter na escolha do presidente da Câmara. Isso é do Congresso”, disse em entrevista à Rádio Metrópole, da Bahia, ao ser questionado sobre o assunto.

Lula está na Bahia nesta quinta-feira. Ele cumpre agendas oficiais em Salvador e, no fim da tarde, participa de um comício na cidade de Camaçari, na região metropolitana, em reforço à campanha de Luiz Cateano, de seu partido. O petista enfrenta Flávio Matos (União) no segundo turno das eleições. A disputa entre os dois está acirrada. no primeiro turno, Cateano teve 49,52% dos votos e Matos, 49,17%.

Na entrevista desta manhã, Lula afirmou que “meu presidente [da Câmara] será aquele que for eleito” e que vai “conversar e tratá-lo como presidente da Câmara”. Ele também disse que pretende “manter uma relação civilizada com quem ganhar a eleição” tanto na própria Câmara quanto no Senado.

“Ninguém é obrigado a acatar tudo que o governo manda, mas é possível encontrar um denominador comum”, disse.