Maceió

Iluminação em LED em Maceió saltou de 13 mil para 45 mil durante gestão JHC

Número de equipamentos deste tipo chegou aos 54,2% do Sistema de Iluminação Pública da capital alagoana

Por 7Segundos, com assessoria 19/10/2024 11h11 - Atualizado em 19/10/2024 12h12
Iluminação em LED em Maceió saltou de 13 mil para 45 mil durante gestão JHC
Iluminação em LED em Maceió saltou de 13 mil para 45 mil durante gestão JHC - Foto: Reprodução

A prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), tem investido no Sistema de Iluminação Pública (SIP) da capital com a modernização de equipamentos, através da implantação e substituição das luminárias convencionais para LED.

Durante a gestão do prefeito JHC, o número de luminárias com a tecnologia LED saltou de 13.118 para 45.167, no maior investimento em iluminação já realizado na história de Maceió.

Este número equivale a 54,2% do SIP, o que demonstra o compromisso da gestão na modernização da rede. Cada localidade beneficiada passou por estudos luminotécnicos realizados pela Ilumina, que avaliaram fatores como potência, abrangência luminosa e a quantidade de equipamentos necessários para atender a área.

Com a modernização da rede, a Ilumina Maceió objetiva aumentar a sensação de segurança, incentivar a ocupação dos espaços públicos e transformar a iluminação na cidade, investindo em uma rede eficiente, moderna, econômica e sustentável em áreas de grande fluxo populacional como grandes avenidas e corredores de transporte, conjuntos habitacionais, grotas e bairros inteiros da capital alagoana.

O diretor-presidente da Ilumina, Gutemberg de Melo, celebrou a conquista e traz dados sobre os investimentos feitos pela pasta. Hoje, segundo ele, Maceió conta com 6 bairros, 36 grotas e 22 conjuntos habitacionais cobertos 100% com tecnologia LED.

“Além disso, 19 grandes avenidas tiveram sua iluminação completamente modernizada, como as Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro”, complementa.

Melo destaca que foram realizados projetos de iluminação não só para aumentar e melhorar a visibilidade, mas também para embelezar o ambiente, a exemplo do Parque do Centenário, Parque da Mulher, na Jatiúca, Parque da Criança, no Benedito Bentes e no Boulevard São Gonçalo, no Farol. “As praças de Maceió também foram revitalizadas e o objetivo da Ilumina é abrilhantar toda a cidade com equipamentos seguros e que atendam as necessidades de cada localidade”, assegurou.

O crescimento e a sofisticação da rede de iluminação pública tem trazido melhorias significativas na qualidade de vida dos maceioenses, que desfrutam de maior oportunidade de lazer e segurança, gerando também impactos positivos para setores produtivos como o turismo, o comércio e a indústria, que tem ampliado o tempo de serviço e veem na mudança da paisagem urbana, uma oportunidade para desenvolver seus negócios.