Política

‘Ou a OAB muda, ou a advocacia acaba’, diz candidata à presidência da instituição em Alagoas

Lavínia Cavalcanti apoiou o atual presidente, mas se decepcionou logo no início da gestão

Por Felipe Ferreira com Rede Antena 7 23/10/2024 12h12 - Atualizado em 23/10/2024 12h12
‘Ou a OAB muda, ou a advocacia acaba’, diz candidata à presidência da instituição em Alagoas
Lavínia Cavalcante disputa a presidência da OAB Alagoas contra Vagner Paes, atual presidente da instituição - Foto: Kely Alves / Rede Antena 7

A advogada Lavínia Cavalcanti, que encabeça uma das chapas que disputam a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Alagoas, fez duras críticas ao atual presidente da instituição, Vagner Paes, durante entrevista à Rede Antena 7 nesta quarta-feira (23).

Lavínia foi entrevistada pelo programa Antena Manhã, da Rede Antena 7. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7 horas.

Durante a entrevista, Lavínia avaliou que a instituição precisa de mudanças, caso contrário, a advocacia no estado pode acabar. “Ou a OAB muda, ou a advocacia acaba. (...) Porque ela [OAB] hoje está refém da politicagem mais baixa que existe. Nós, hoje, não temos condições de trabalho. Estamos massacrados”, disse a candidata.

Lavínia aponta que a advocacia em Alagoas é uma das mais empobrecidas de todo o país, sendo esse quadro estimulado pela própria instituição. “Aqui no estado de Alagoas há uma das advocacias mais empobrecidas do Brasil. Por incrível que pareça, com a anuência e o estímulo da própria OAB”.

Dentre as razões que contribuem para o empobrecimento da classe, a candidata aponta que a instituição estimula empregos que não pagam o piso salarial dos advogados. “A OAB criou uma feira de oportunidades que não respeitou o piso da categoria. O piso é R$2 mil e a OAB divulgou em seu Instagram a feira de oportunidades com pagamentos de R$1,6 mil”, disse Lavínia.

Nesta quinta-feira (24), o programa Antena Manhã irá receber o atual presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes, que vai disputar a reeleição.