Decisão do STF pode impedir tratamento de criança alagoana com doença rara
Menino de seis anos sofre com muitas dores e febres altíssimas

O pequeno Enzo Gabriel, de somente seis anos, é mais uma criança alagoana, natural de São José da Laje, portadora de uma síndrome rara, que está tentando, na justiça, ter acesso a um tratamento de qualidade. A criança é diagnosticada com a síndrome de hiper-IgD, também conhecida como síndrome de hiperimunoglobulinemia D (HIDS), uma doença autoinflamatória rara e hereditária.
Um forte relato da rotina de sofrimento da criança foi publicado nas redes sociais pela família e tem comovido a todos. As crises que o pequeno suporta, desde o seu nascimento, provocam muitas dores e febres altíssimas.
O medicamento que Enzo precisa para realizar o seu tratamento é o Canaquinumabe (Ilaris). De acordo com a publicação da mãe da criança, em seu relato, o menino precisa de uma dose dessa medicação a cada mês. Cada dose custa cerca de R$82.791,90. Um valor exorbitante para a maioria da população brasileira.
Ação na justiça
A família tem buscado obter, de maneira emergencial, o valor para custear o medicamento por meio de uma campanha de arrecadação nas redes sociais. Entretanto, essa é uma medida paliativa, visto que o tratamento não tem uma data de encerramento, e o valor do remédio é muito alto para ser obtido apenas por meio de vakinhas online.
Diante disso, já está sendo movida uma ação judicial para que a criança consiga o tratamento totalmente pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, com a recente decisão do Superior Tribunal Federal (STF), de limitar a lista de medicações possíveis de serem adquiridas judicialmente, isso pode se tornar algo difícil de ser alcançado.
O advogado responsável pela ação disse, em entrevista ao portal 7Segundos, que o processo está suspenso devido a recente decisão do STF. O Dr. Natan Moreira, o mesmo advogado que conseguiu o remédio mais caro do mundo via ação judicial, para a pequena Maria Helena, conta que as ações devem retomar andamento, agora que o STF divulgou a decisão sobre a pauta. Porém, ele diz que há requisitos exigidos agora pela justiça que o pequeno Enzo Gabriel não preenche, o que pode ser prejudicial na ação.
Sintomas
A Síndrome de Hiperimunoglobulinemia D (HIDS) é uma doença rara, autoinflamatória e hereditária, que se caracteriza por crises periódicas de febre e calafrios;
As crises começam no primeiro ano de vida e podem ser desencadeadas por estresse fisiológico, como vacinação ou pequenos traumas;
Os episódios geralmente duram 4 a 6 dias;
A HIDS é causada por mutações no gene da enzima mevalonato-quinase (MVK), codificadas no cromossomo 12q24.
Além das crises de febre e calafrios, a HIDS pode causar uma reação inflamatória sistêmica, que inclui: Linfadenopatia cervical, Dor abdominal, Vómitos, Diarreia, Artralgias, Sintomas cutâneos.
Veja também
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
