Decisão do STF pode impedir tratamento de criança alagoana com doença rara
Menino de seis anos sofre com muitas dores e febres altíssimas
O pequeno Enzo Gabriel, de somente seis anos, é mais uma criança alagoana, natural de São José da Laje, portadora de uma síndrome rara, que está tentando, na justiça, ter acesso a um tratamento de qualidade. A criança é diagnosticada com a síndrome de hiper-IgD, também conhecida como síndrome de hiperimunoglobulinemia D (HIDS), uma doença autoinflamatória rara e hereditária.
Um forte relato da rotina de sofrimento da criança foi publicado nas redes sociais pela família e tem comovido a todos. As crises que o pequeno suporta, desde o seu nascimento, provocam muitas dores e febres altíssimas.
O medicamento que Enzo precisa para realizar o seu tratamento é o Canaquinumabe (Ilaris). De acordo com a publicação da mãe da criança, em seu relato, o menino precisa de uma dose dessa medicação a cada mês. Cada dose custa cerca de R$82.791,90. Um valor exorbitante para a maioria da população brasileira.
Ação na justiça
A família tem buscado obter, de maneira emergencial, o valor para custear o medicamento por meio de uma campanha de arrecadação nas redes sociais. Entretanto, essa é uma medida paliativa, visto que o tratamento não tem uma data de encerramento, e o valor do remédio é muito alto para ser obtido apenas por meio de vakinhas online.
Diante disso, já está sendo movida uma ação judicial para que a criança consiga o tratamento totalmente pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, com a recente decisão do Superior Tribunal Federal (STF), de limitar a lista de medicações possíveis de serem adquiridas judicialmente, isso pode se tornar algo difícil de ser alcançado.
O advogado responsável pela ação disse, em entrevista ao portal 7Segundos, que o processo está suspenso devido a recente decisão do STF. O Dr. Natan Moreira, o mesmo advogado que conseguiu o remédio mais caro do mundo via ação judicial, para a pequena Maria Helena, conta que as ações devem retomar andamento, agora que o STF divulgou a decisão sobre a pauta. Porém, ele diz que há requisitos exigidos agora pela justiça que o pequeno Enzo Gabriel não preenche, o que pode ser prejudicial na ação.
Sintomas
A Síndrome de Hiperimunoglobulinemia D (HIDS) é uma doença rara, autoinflamatória e hereditária, que se caracteriza por crises periódicas de febre e calafrios;
As crises começam no primeiro ano de vida e podem ser desencadeadas por estresse fisiológico, como vacinação ou pequenos traumas;
Os episódios geralmente duram 4 a 6 dias;
A HIDS é causada por mutações no gene da enzima mevalonato-quinase (MVK), codificadas no cromossomo 12q24.
Além das crises de febre e calafrios, a HIDS pode causar uma reação inflamatória sistêmica, que inclui: Linfadenopatia cervical, Dor abdominal, Vómitos, Diarreia, Artralgias, Sintomas cutâneos.
Veja também
Últimas notícias
Acidente entre carro e moto deixa homem ferido na Rota do Mar, em Maceió
Caminhada de Arthur Lira reúne multidão em São Miguel dos Campos
Jovens de Arapiraca se reúnem para discutir propostas no plano de governo de JHC e Célia Rocha
Operação em AL e SE prende dois homens e apreende mais de 100 kg de drogas
Grupo invade casa, joga granada e incendeia imóvel em São Miguel dos Campos
Pescador que viralizou ao pegar pirarucu de 77 kg morre em acidente com arpão
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
