Ronda no Bairro ajuda idosa perdida a reencontrar familiares em Maceió
Aos 80 anos, senhora estava desorientada, caminhando pelas ruas do Poço
A Equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro conseguiu devolver aos familiares uma idosa de 80 anos que estava perdida e desorientada, andando sozinha pelas ruas de Maceió, na noite desta segunda-feira (28). A demanda chegou até psicólogos e assistentes sociais do programa por meio de agentes de proximidades na sede do Ronda, no Poço.
“Na abordagem à senhora, iniciamos o processo de escuta qualificada, constatamos que ela estava desorientada, no tempo e no espaço. Como ela não conseguia identificar o local onde morava, colocamos a vítima dentro da nossa viatura e iniciamos a busca ativa pela própria região do Poço, entendendo que, naquelas condições, ela deveria ser moradora da localidade. Depois de um tempo circulando próximo ao Ronda, paramos em um mercadinho, cuja proprietária nos informou que familiares estavam à procura da idosa. Rapidamente, encontramos a residência dela e a deixamos em sua casa”, declarou Vanessa Castro, chefe do Social do Ronda.
Aliviadas por reverem a mãe até então perdida, as filhas da vítima se mostraram gratas ao trabalho do Ronda e garantiram que estarão ainda mais atentas à proteção com a senhora.
De qualquer forma, os agentes sociais passaram orientações à família para que não ocorram novas situações como aquela.
Marco dos Corais
Já no domingo (27), o Ronda no Bairro também atendeu chamado de uma pessoa perdida, desta vez, uma criança, que havia desaparecido nas imediações da praia de Pajuçara. Em patrulhamento, uma guarnição foi abordada pela mãe da menor, que pediu ajuda. De posse das características da menina, que estava acompanhada de um cachorro da família, a criança foi encontrada pelo Ronda nas proximidades do Marco dos Corais, e entregue à mãe, para alívio da genitora.