[Vídeo] JHC mostra como vai funcionar a 1ª Central Integrada de Videomonitoramento de Maceió
Objetivo da iniciativa é monitorar e identificar movimentações suspeitas ou criminosas, além de trazer segurança para a população maceioense
O prefeito de Maceió, JHC, divulgou nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (6), um vídeo em que aparece ele mostrando o local da 1ª Central Integrada de Videomonitoramento e como vai funcionar todo o sistema. O objetivo dessa nova tecnologia é monitorar e identificar qualquer movimentação suspeita ou criminosa, e trazer mais segurança para a população.
O prefeito explicou que haverá câmeras de videomonitoramento por toda Maceió, especialmente em locais públicos e que pertencem ao patrimônio do Município. Segundo ele, Maceió é a primeira capital que está utilizando esse novo sistema com Inteligência Artificial (IA).
"Será uma referência para o nosso país. Tudo isso é para trazer mais segurança, identificar casos de depredação do patrimônio público, em tempo real. Vamos usar essas estratégias e ferramentas tecnológicas que pode de forma preditiva melhorar a situação da segurança em nossa cidade", disse JHC.
Ele também contou que o monitoramento estará sob responsabilidade dos agentes da Guarda Municipal de Maceió, que estarão prontos para ir até a ocorrência identificada pelas imagens.
JHC mostrou uma grande tela com um mosaico de diferentes pontos da capital e locais públicos, como a Praça Centenário, totens, orlas marítima e lagunar, Tabuleiro do Martins, praças e terminais de ônibus, como também dentro desses transportes, nos pontos de ônibus e dentro de escolas municipais.
Na ocasião, JHC citou alguns casos em que o novo sistema conseguiu auxiliar os agentes na identificação de criminosos, como a situação em que suspeitos furtaram fios no Benedito Bentes, e o caso em que o pai matou o próprio filho na cidade.
"Colocamos câmeras nos ônibus para trazer mais segurança sobretudo para as mulheres, que muitas vezes são vítimas de assédio e violência. Em tempo real a gente vai ter uma amplitude geral desses dados, por meio de totens de leitura de reconhecimento facial."
E concluiu. "Com isso, a tendência é a criminalidade diminuir na cidade, nos preparando cada vez para o futuro. Maceió está se preparando cada vez mais e a gente com condições de está ajudando a população a ter mais segurança, com agentes bem preparados que estão fazendo um trabalho extraordinário."
Veja também
Últimas notícias
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
