[Vídeo] JHC mostra como vai funcionar a 1ª Central Integrada de Videomonitoramento de Maceió
Objetivo da iniciativa é monitorar e identificar movimentações suspeitas ou criminosas, além de trazer segurança para a população maceioense
O prefeito de Maceió, JHC, divulgou nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (6), um vídeo em que aparece ele mostrando o local da 1ª Central Integrada de Videomonitoramento e como vai funcionar todo o sistema. O objetivo dessa nova tecnologia é monitorar e identificar qualquer movimentação suspeita ou criminosa, e trazer mais segurança para a população.
O prefeito explicou que haverá câmeras de videomonitoramento por toda Maceió, especialmente em locais públicos e que pertencem ao patrimônio do Município. Segundo ele, Maceió é a primeira capital que está utilizando esse novo sistema com Inteligência Artificial (IA).
"Será uma referência para o nosso país. Tudo isso é para trazer mais segurança, identificar casos de depredação do patrimônio público, em tempo real. Vamos usar essas estratégias e ferramentas tecnológicas que pode de forma preditiva melhorar a situação da segurança em nossa cidade", disse JHC.
Ele também contou que o monitoramento estará sob responsabilidade dos agentes da Guarda Municipal de Maceió, que estarão prontos para ir até a ocorrência identificada pelas imagens.
JHC mostrou uma grande tela com um mosaico de diferentes pontos da capital e locais públicos, como a Praça Centenário, totens, orlas marítima e lagunar, Tabuleiro do Martins, praças e terminais de ônibus, como também dentro desses transportes, nos pontos de ônibus e dentro de escolas municipais.
Na ocasião, JHC citou alguns casos em que o novo sistema conseguiu auxiliar os agentes na identificação de criminosos, como a situação em que suspeitos furtaram fios no Benedito Bentes, e o caso em que o pai matou o próprio filho na cidade.
"Colocamos câmeras nos ônibus para trazer mais segurança sobretudo para as mulheres, que muitas vezes são vítimas de assédio e violência. Em tempo real a gente vai ter uma amplitude geral desses dados, por meio de totens de leitura de reconhecimento facial."
E concluiu. "Com isso, a tendência é a criminalidade diminuir na cidade, nos preparando cada vez para o futuro. Maceió está se preparando cada vez mais e a gente com condições de está ajudando a população a ter mais segurança, com agentes bem preparados que estão fazendo um trabalho extraordinário."