Procuradores elegem Eduardo Tavares e Maurício Pitta para corregedor-geral e ouvidor do MPAL
Os membros receberam 41 procedimentos para conhecimento e outros 20 para deliberação.
O Colégio de Procuradores de Justiça elegeu, por aclamação, nesta quinta-feira (7), os procuradores de Justiça Eduardo Tavares e Maurício Pitta como novos corregedor-geral e ouvidor do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) para o biênio 2025/26, respectivamente, a partir de janeiro do próximo ano. Também foram escolhidos os substitutos de cada função.
Na condição de presidente do Colégio, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, conduziu o processo eleitoral, que se deu de forma rápida e tranquila. “A escolha unânime dos nomes para ocupar os quatro cargos é uma prova concreta da unidade pela qual passa o nosso Ministério Público. E tenho certeza que será nesse clima de harmonia que eles vão conduzir as missões atribuídas para cada função, até mesmo porque essa atuação com equilíbrio nos fará atingir os objetivos traçados na defesa do exercício da cidadania”, disse ele.
Para Eduardo Tavares, que assumirá o cargo de corregedor-geral do MPAL, essa função correcional deve promover o encaminhamento dos procedimentos necessários, como é o caso das correições, mas, acima de tudo, dialogar previamente com todos os membros da instituição, no sentido de fazer com exista uma atuação uniforme de procuradores e promotores de Justiça em prol de um Estado Social. “A atuação da Corregedoria deve ser pautada pelo respeito. Respeito a independência funcional, a individualidade, a diversidade. Respeito a essência de cada um no modo de conduzir o trabalho e a vida. É desse modo que pretendemos servir. Na orientação, servir aos colegas. Na correição, quando necessário, servir à sociedade, destinatária de todas as ações do Ministério Público”, declarou.
A corregedora-geral substituta será a procuradora de Justiça Neide Camelo.
Ouvidoria
O procurador de Justiça Maurício Pitta decidiu se candidatar ao cargo de ouvidor por entender a importância da missão atribuída à função. Após ter seu nome aclamado, ele agradeceu a confiança que recebeu dos demais membros e assumiu o compromisso de manter o trabalho desenvolvido com o objetivo de engrandecer ainda mais a instituição. “O cargo de ouvidor tem uma fundamental importância porque ele foi criado por norma constitucional, o que demonstra a relevância dessa função. Agradeço a confiança e assumo o compromisso de trabalhar para satisfazer aos anseios dos colegas e contribuir, cada vez mais, para o engrandecimento da nossa instituição”, afirmou Pitta.
O ouvidor-substituto será o procurador de Justiça Isaac Sandes Dias.
Além dos membros já citados, estiveram presentes à reunião do órgão colegiado os procuradores de Justiça Dennis Lima Calheiros, Walber Valente de Lima, Marluce Caldas, Valter Acioly, Kícia Cabral, Marcos Barros Méro, Sérgio Jucá, Sérgio Scala e Hélder Jucá.
Reunião do Conselho
Antes da reunião do Colégio, houve a sessão do Conselho Superior do Ministério Público. Na ocasião, os membros receberam 41 procedimentos para conhecimento e outros 20 para deliberação.
Veja também
Últimas notícias
Professora morre após colisão entre moto e carro na BR-316, em Palmeira dos Índios
Mulher morre após ser atingida no pescoço com alicate de unha em Arapiraca
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
