Após explosão, incêndio atinge unidade da Braskem na Bahia
Não houve vítimas; sindicato dos trabalhadores pedem esclarecimentos sobre as causas do incidente e mais segurança para funcionários
Um incêndio atingiu uma unidade da Braskem localizada no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (BA), na madrugada desta segunda-feira (18). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi provocado por uma explosão dentro da empresa. As chamas começaram por volta das 2h30 e foi extinto pela manhã, e não houve vítimas.
Em nota, a Braskem informou que o incêndio ocorreu na unidade industrial PVC1, que estava com a operação suspensa. "A unidade afetada se encontrava com a operação parada para manutenção planejada, e as demais plantas não foram impactadas”, destacou a Braskem.
Moradores da região contaram que sentiram um possível tremor, o que pode ter sido em decorrência do impacto da vibração. A Defesa Civil de Camaçari descartou riscos estruturais às residências próximas, afirmando que a vibração não compromete a segurança dos imóveis.
As autoridades seguem acompanhando o caso enquanto aguardam os resultados das investigações sobre as causas do incidente. Nas redes sociais, vídeos gravados por internautas mostram o momento da explosão e o avanço das chamas.
O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico, Petroquímico, Plásticos, Fertilizantes e Terminais Químicos do Estado da Bahia (Sindiquímica-BA) cobrou esclarecimentos à Braskem e pediu um reforço nas medidas de segurança no local de trabalho para proteger os funcionários.