Prefeitura de Maceió começa a pôr placas para recompor paredes do canal do Riacho Salgadinho
Objetos ser deterioraram com o passar do tempo; serão distribuídas cerca de 4 mil peças
As obras de canalização do Riacho Salgadinho para recompor as paredes do canal que se deterioraram ao longo do tempo devido a poluição já foram iniciadas. As primeiras placas estão sendo colocadas na Avenida Humberto Mendes, no bairro Poço.
Com estes materiais, será possível recanalizar o riacho e garantir a segurança de quem passa pela região, já que as paredes estão em estado de ruína em diversos pontos, correndo o risco de colapso. Além disso, o intuito é reestruturar as paredes, melhorar o escoamento e facilitar a limpeza do local.
Ao total são mais de 4.000 placas, que vão ser instaladas ao longo de todo o canal. Os materiais da canalização são gabiões saco (telas preenchidas com pedras), que vão servir como reforço do leito do riacho, formando uma base sólida e uniforme para assentamento das placas pré-moldadas.
O engenheiro responsável pela obra do Renasce Salgadinho, Jhoosef Cordeiro, destacou a necessidade de executar o serviço de recanalização devido às graves patologias estruturais identificadas no local.
“Após a retirada do lixo acumulado ao longo do Salgadinho e a exposição das paredes antes encobertas, constatamos que estas estavam em condições muito piores do que havíamos previsto. Então após avaliação da Seminfra, foi identificado o risco iminente de colapso das paredes de pedra argamassada que canalizam o Riacho Salgadinho. a canalização é fundamental para garantir a segurança e possibilitar o início da reurbanização ao longo do riacho”, explicou.
Renasce Salgadinho - As obras de requalificação vão transformar o riacho salgadinho e beneficiar mais de 300 mil maceioenses quando estiver totalmente pronta.
A primeira etapa do Renasce Salgadinho, que é a parte de saneamento já está em fase de conclusão, sendo finalizadas as obras da Lagoa Filtrante no Pau D’arco, Jardins filtrantes no Reginaldo e com as estações elevatórias e tubulações prontas, faltando apenas a conexão com o Emissário Submarino da BRK.
Além da parte ambiental, o projeto do Renasce Salgadinho também conta com a reurbanização da Praia da Avenida, no trecho da foz do salgadinho até a estação de tratamento da BRK, urbanização das margens do Riacho Águas Férreas próximo a UNIMA, em Cruz das Almas e a reurbanização das margens do Riacho Salgadinho.
Após a conclusão desta primeira parte, deverão ser iniciadas as obras de urbanização do Riacho Salgadinho. O projeto visa transformar a área em um espaço mais atrativo e acessível, tanto para moradores quanto para turistas.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
