Semarh emite alerta de baixa umidade do ar em várias regiões do Estado de Alagoas
Comunicado teve início nesta sexta-feira (22) e tem validade até a próxima segunda-feira (25)
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) em conjunto com A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN-AL) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar à população das regiões do Sertão, Sertão do São Francisco, Agreste e Zona da Mata do Estado de Alagoas. O comunicado teve início a partir desta sexta-feira (22) e tem validade até a próxima segunda-feira (25).
De acordo com a Semarh, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% em alguns períodos do dia nas regiões do Sertão, Sertão do São Francisco, Agreste, Zona do Sertão, Sertão do São Francisco, Agreste, Zona da Mata.
Condições Climáticas
O fenômeno é causado por uma massa de ar seco e quente, associada a um sistema de alta pressão atmosférica. A baixa umidade é resultado da atuação da massa de ar seco, que reduz a formação de nuvens e favorece a elevação das temperaturas.
Com menos nebulosidade, o solo aquece mais rapidamente, intensificando o calor e contribuindo para a diminuição da umidade do ar. Isso é mais comum em períodos de alta pressão atmosférica, mas exige cuidados para minimizar os impactos.
Riscos Associados
O aviso ressalta ainda a importância de uma atenção especial às atividades ao ar livre, especialmente nos horários de pico de radiação solar (10h às 16h) e o aumento do risco de queimadas. Com a umidade relativa do ar abaixo de 30%, o índice de doenças respiratórias e ressecamento das vias nasais aumentam.
*estagiária sob a supervisão da redação