Câncer de próstata: entenda a importância da prevenção
Ambulatório de Especialidades da Uncial realiza ação nesta quarta-feira; previsão é de 71 mil casos por ano até 2025
Os cuidados com as chamadas “doenças da próstata” foram tema de palestra, nesta quarta-feira (27), no Ambulatório de Especialidades da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), localizado na Rua Pedro Monteiro, no Centro de Maceió. O médico urologista Mário Ronalsa abordou os principais sintomas das doenças e a importância da prevenção ao câncer de próstata.
“Para se ter ideia, no triênio 2023, 2024 e 2025, nós vamos ter, em média, setenta e um mil novos casos de câncer de próstata por ano. Isso equivale a uma média de um novo caso a cada 7 minutos e um óbito a cada 40 minutos. Serão, em média, treze mil óbitos por ano. São números muito fortes. Então, o que nós recomendamos é que se faça a avaliação periódica dos pacientes”, detalha o médico urologista Mário Ronalsa.
Conforme Ronalsa, a ação desenvolvida no Ambulatório de Especialidades da Uncisal integra a programação do chamado “Novembro Azul” e tem como proposta levar informação aos pacientes da unidade. “Apesar de ter surgido em alusão ao combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul busca falar sobre a saúde masculina em suas múltiplas dimensões”, ressaltou o médico urologista.
De acordo com ele, os problemas relacionados à área de urologia são mais amplos que o câncer de próstata. “Aproximadamente 10% da população tem pedras nos rins; 12,5% tem incontinência urinária; 53,5% dos homens brasileiros têm algum grau de disfunção erétil; 2,5% tem câncer de pênis. São doenças que estão dentro do contexto da saúde masculina”, complementa o médico urologista.
A iniciativa foi organizada pelo Projeto InterAÇÃO, de autoria da assistente social e supervisora do Ambulatório, Luiza Freitas, e da enfermeira Denise Ramos, e consiste em uma sala de espera humanizada, que transforma o tempo ocioso em promoção da saúde e prevenção de doenças, a favor da humanização do serviço ambulatório.
“O projeto objetiva a redução do estresse e ansiedade dos pacientes na sala de espera, abre espaço para escuta e diálogo participativo e contribui para a melhoria dos indicadores de saúde”, explicou a enfermeira Denise Ramos.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
