Prefeitura leva ações de serviços para Associação de Pais e Amigos do Autista
Quem frequenta a instituição pode contar com consultas médicas e emição do VAMU especial e credenciamento de estacionamento
Dando continuidade ao programa, a Prefeitura de Maceió promoveu mais uma edição do Inclusão em Ação na Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista) nessa quarta (27). A ação leva serviços para as instituições voltadas para o atendimento às pessoas com deficiência.
Foi oferecido aos presentes atendimentos em consultas médicas com nutricionista, clínico geral e fisioterapeuta, vacinação, testes rápidos, palestra sobre saúde bucal e a disponibilização do Vamu Especial as famílias residentes em Maceió com até quatro salários mínimos e a credencial de estacionamento.
Maria Celiane é mãe de David Caleb, de 9 anos. Além do tratamento multidisciplinar que o filho recebe na Assista, ela conta que precisa levá-lo a outras consultas, como a de ecoterapia. “Vim hoje renovar o cartão de passagem dele, porque facilita muito o dia a dia, se não for assim gasto muito durante a semana com passagem para ir às consultas”, afirma.
Além do Vamu, ela também aproveitou a ocasião para emitir a sua credencial de estacionamento, que permite que veículos conduzidos por autistas ou quem os transporta estacione em vias públicas e vagas especiais devidamente sinalizadas.
“Por ser uma deficiência invisível, mesmo sabendo que ele tem esse direito, eu nunca tentei estacionar nessas vagas por medo de julgamento das pessoas. Agora com a credencial em mãos vou poder começar a utilizar”, compartilha Celiane.
Os pais e tutores também aproveitaram a oportunidade para colocar a saúde em dia. Daniel Almeida, pai de Davi, consultou-se com a nutricionista levada pela ação, que indicou uma suspeita de hipertensão e logo o encaminhou para ser atendido pelo clínico geral ali mesmo. “Essas iniciativas são muito necessárias, porque aproxima a comunidade da instituição, e também nos aproxima dos serviços de saúde, que muitas vezes são negligenciados”, conta Daniel.
Laura Bizerra, coordenadora de Ações Estratégicas para PCDs da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania afirma “promover essas ações são fundamentais para que pessoas autistas e suas familias tenham acesso aos serviços básicos como os atendimentos médicos, e consigam usufruir de iniciativas que tornem sua vivência na cidade mais inclusiva”.
Últimas notícias
Mulher morre após ser prensada por carro contra parede de casa em Arapiraca
JHC lidera todas as pesquisas, amplia vantagem e caminha para vitória no 1º turno em AL
Renan garante adutora que levará água a 5 mil moradores do Sertão
Rio Largo promove evento religioso com duas noites de fé e louvor
Apoio popular impulsiona pré-candidatura de Alfredo Gaspar ao Senado
Lula mostra dedo do meio durante evento oficial do governo
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
