Prefeitura leva ações de serviços para Associação de Pais e Amigos do Autista
Quem frequenta a instituição pode contar com consultas médicas e emição do VAMU especial e credenciamento de estacionamento
Dando continuidade ao programa, a Prefeitura de Maceió promoveu mais uma edição do Inclusão em Ação na Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista) nessa quarta (27). A ação leva serviços para as instituições voltadas para o atendimento às pessoas com deficiência.
Foi oferecido aos presentes atendimentos em consultas médicas com nutricionista, clínico geral e fisioterapeuta, vacinação, testes rápidos, palestra sobre saúde bucal e a disponibilização do Vamu Especial as famílias residentes em Maceió com até quatro salários mínimos e a credencial de estacionamento.
Maria Celiane é mãe de David Caleb, de 9 anos. Além do tratamento multidisciplinar que o filho recebe na Assista, ela conta que precisa levá-lo a outras consultas, como a de ecoterapia. “Vim hoje renovar o cartão de passagem dele, porque facilita muito o dia a dia, se não for assim gasto muito durante a semana com passagem para ir às consultas”, afirma.
Além do Vamu, ela também aproveitou a ocasião para emitir a sua credencial de estacionamento, que permite que veículos conduzidos por autistas ou quem os transporta estacione em vias públicas e vagas especiais devidamente sinalizadas.
“Por ser uma deficiência invisível, mesmo sabendo que ele tem esse direito, eu nunca tentei estacionar nessas vagas por medo de julgamento das pessoas. Agora com a credencial em mãos vou poder começar a utilizar”, compartilha Celiane.
Os pais e tutores também aproveitaram a oportunidade para colocar a saúde em dia. Daniel Almeida, pai de Davi, consultou-se com a nutricionista levada pela ação, que indicou uma suspeita de hipertensão e logo o encaminhou para ser atendido pelo clínico geral ali mesmo. “Essas iniciativas são muito necessárias, porque aproxima a comunidade da instituição, e também nos aproxima dos serviços de saúde, que muitas vezes são negligenciados”, conta Daniel.
Laura Bizerra, coordenadora de Ações Estratégicas para PCDs da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania afirma “promover essas ações são fundamentais para que pessoas autistas e suas familias tenham acesso aos serviços básicos como os atendimentos médicos, e consigam usufruir de iniciativas que tornem sua vivência na cidade mais inclusiva”.
Últimas notícias
Raul Gil repete feito de Silvio Santos e perde as calças em programa
PF acha mensagens de Roberta Luchsinger com Lulinha: ‘Nosso futuro é Suiça’
Aplicativo Discord tem até esta segunda para suspender lives no Brasil
Caminhão danifica poste e deixa fiação elétrica em risco no Manoel Teles
BTG/Nexus: Lula e Flávio Bolsonaro estão empados tecnicamente no 2º turno
Bem Nascer Rio Largo realiza segunda edição com acolhimento e cuidados para gestantes
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
