Palestra na Delegacia Geral busca conscientização sobre o câncer de próstata
Médico alertou que, a cada sete minutos, um homem é diagnosticado com a doença
Uma palestra realizada nesta quarta-feira (27), no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas, em Maceió, abordou o câncer de próstata e cuidados gerais com a saúde. Dedicado ao Novembro Azul, o evento contou com a participação do médico Gilson Veloso, da clínica Ciame.
O médico Gilson Veloso apresentou dados relevantes sobre o câncer de próstata, considerado o segundo tipo mais letal entre os homens. Ele alertou que, a cada sete minutos, um homem é diagnosticado com a doença, e a cada 40 minutos, uma vida é perdida para o câncer. Veloso destacou que em 95% dos casos, os sintomas só aparecem em estágios avançados.
Contudo, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para mais de 90%. Ele listou fatores de risco, como idade avançada, histórico familiar, sedentarismo, obesidade e consumo de álcool e tabaco, e frisou a importância de exames como o PSA, o toque retal e a análise da urina.
"Prevenção é coisa de homem", alertou o médico, destacando os sinais de estágios avançados da doença, como aumento da frequência urinária, sangue na urina ou sêmen e dores ósseas. Organizado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), o encontro contou com a presença do presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, da diretora da Mulher do Sindpol, Else Freire, e do diretor de Comunicação, Fernando Palmeira.
Palestra em Arapiraca
Na quinta-feira (28), o Novembro Azul foi tema da palestra também na 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ª DRP), em Arapiraca. A enfermeira Priscila Brasil conduziu a palestra, acompanhada pelo diretor do Sindpol Carlos Bispo, que compartilhou seu relato pessoal de superação do câncer de próstata.
A ação incluiu ainda testes rápidos de glicemia e aferição de pressão arterial, ampliando o foco na saúde dos policiais civis.
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
