Palestra na Delegacia Geral busca conscientização sobre o câncer de próstata
Médico alertou que, a cada sete minutos, um homem é diagnosticado com a doença

Uma palestra realizada nesta quarta-feira (27), no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas, em Maceió, abordou o câncer de próstata e cuidados gerais com a saúde. Dedicado ao Novembro Azul, o evento contou com a participação do médico Gilson Veloso, da clínica Ciame.
O médico Gilson Veloso apresentou dados relevantes sobre o câncer de próstata, considerado o segundo tipo mais letal entre os homens. Ele alertou que, a cada sete minutos, um homem é diagnosticado com a doença, e a cada 40 minutos, uma vida é perdida para o câncer. Veloso destacou que em 95% dos casos, os sintomas só aparecem em estágios avançados.
Contudo, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para mais de 90%. Ele listou fatores de risco, como idade avançada, histórico familiar, sedentarismo, obesidade e consumo de álcool e tabaco, e frisou a importância de exames como o PSA, o toque retal e a análise da urina.
"Prevenção é coisa de homem", alertou o médico, destacando os sinais de estágios avançados da doença, como aumento da frequência urinária, sangue na urina ou sêmen e dores ósseas. Organizado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), o encontro contou com a presença do presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, da diretora da Mulher do Sindpol, Else Freire, e do diretor de Comunicação, Fernando Palmeira.
Palestra em Arapiraca
Na quinta-feira (28), o Novembro Azul foi tema da palestra também na 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ª DRP), em Arapiraca. A enfermeira Priscila Brasil conduziu a palestra, acompanhada pelo diretor do Sindpol Carlos Bispo, que compartilhou seu relato pessoal de superação do câncer de próstata.
A ação incluiu ainda testes rápidos de glicemia e aferição de pressão arterial, ampliando o foco na saúde dos policiais civis.
Últimas notícias

“Pintou um clima": Bolsonaro é condenado por fala sobre venezuelanas

Homem será indenizado após aparecer nu em imagem do Google Street View na Argentina

Alfredo Gaspar reafirma compromisso com Rio Largo e entrega quase R$ 2 milhões para saúde, agricultura e desenvolvimento social

Maragogi realiza primeira edição da Prefeitura Itinerante com mais de 300 atendimentos em Peroba

MPF realiza nova inspeção no HU para avaliar ampliação de serviços oncológicos

“Não está claro o que posso ou não falar”, diz Bolsonaro em visita à sede do PL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
