Saúde

Palestra na Delegacia Geral busca conscientização sobre o câncer de próstata

Médico alertou que, a cada sete minutos, um homem é diagnosticado com a doença

Por 7Segundos com assessoria 28/11/2024 14h02
Palestra na Delegacia Geral busca conscientização sobre o câncer de próstata
"Prevenção é coisa de homem", alertou médico que realizou palestra m - Foto: Ascom PC/AL

Uma palestra realizada nesta quarta-feira (27), no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas, em Maceió, abordou o câncer de próstata e cuidados gerais com a saúde. Dedicado ao Novembro Azul, o evento contou com a participação do médico Gilson Veloso, da clínica Ciame.

O médico Gilson Veloso apresentou dados relevantes sobre o câncer de próstata, considerado o segundo tipo mais letal entre os homens. Ele alertou que, a cada sete minutos, um homem é diagnosticado com a doença, e a cada 40 minutos, uma vida é perdida para o câncer. Veloso destacou que em 95% dos casos, os sintomas só aparecem em estágios avançados.

Contudo, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para mais de 90%. Ele listou fatores de risco, como idade avançada, histórico familiar, sedentarismo, obesidade e consumo de álcool e tabaco, e frisou a importância de exames como o PSA, o toque retal e a análise da urina.

"Prevenção é coisa de homem", alertou o médico, destacando os sinais de estágios avançados da doença, como aumento da frequência urinária, sangue na urina ou sêmen e dores ósseas. Organizado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), o encontro contou com a presença do presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, da diretora da Mulher do Sindpol, Else Freire, e do diretor de Comunicação, Fernando Palmeira.

Palestra em Arapiraca

Na quinta-feira (28), o Novembro Azul foi tema da palestra também na 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ª DRP), em Arapiraca. A enfermeira Priscila Brasil conduziu a palestra, acompanhada pelo diretor do Sindpol Carlos Bispo, que compartilhou seu relato pessoal de superação do câncer de próstata.

A ação incluiu ainda testes rápidos de glicemia e aferição de pressão arterial, ampliando o foco na saúde dos policiais civis.