Primeira noite do 31º Festival Municipal de Bumba Meu Boi celebra cultura e tradição em Jaraguá
Evento reuniu 12 grupos que encantaram o público com temas criativos e apresentações emocionantes
Entre cores, música, histórias e muito amor pela cultura popular, o Estacionamento de Jaraguá se transformou em um grande espetáculo na primeira noite do 31º Festival Municipal de Bumba Meu Boi. Realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o evento reuniu 12 grupos de Bumba Meu Boi que emocionaram o público com apresentações marcadas pela criatividade e pelo resgate cultural.
Com temas que variaram entre homenagens a figuras históricas e celebrações à cultura nordestina, os bois trouxeram ao público mensagens de fé, paz e preservação das tradições. O evento foi uma grande demonstração de que o Bumba Meu Boi segue vivo na vida dos maceioenses.
Cada grupo trouxe uma abordagem única para a arena. O Boi Pacato abriu a noite exaltando as belezas de Alagoas, enquanto o Boi Fênix arrancou risos e aplausos ao homenagear os irreverentes Mamonas Assassinas. A magia dos personagens encantados, como Papai Noel e do Sítio do Picapau Amarelo, foi destaque do Boi Águia Dourada, seguido pelo Boi Escorpião, que trouxe à cena o universo literário de Graciliano Ramos.
As temáticas também tocaram a fé e a cultura popular, com o Boi Rotweiller homenageando Nossa Senhora e o Boi Trovão levando o público ao México. Já o Boi Jaguar e o Boi Dragão Kids celebraram as belezas e tradições de São João, enquanto o Boi Tigre enveredou pelos mistérios do povo cigano. O Boi Imperador exaltou as belezas do tradicional folguedo Guerreiro de Alagoas, e o Boi Pantera emocionou com sua mensagem de paz e combate ao preconceito. Para encerrar, o Boi Anaconda trouxe a força e o romance do cangaço com Lampião e Maria Bonita.
Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, o festival reafirma a importância de preservar e fomentar a cultura local. “O bumba meu boi é uma das maiores expressões da nossa identidade cultural. Ver a energia e a dedicação de cada grupo nos motiva a seguir apoiando eventos como esse, que valorizam nossa história e encantam o público. Nossa gestão JHC está muito feliz em realizar o 31º festival,” destacou.
O presidente da Liga de Bumba Meu Boi, Allan Vitor, celebrou o sucesso do evento. “É emocionante ver tantas pessoas reunidas, celebrando a tradição e se conectando com as mensagens que cada grupo trouxe. Isso mostra a nossa força do Bumba Meu Boi em Maceió e a paixão de quem mantém essa cultura viva,” disse.
No meio da plateia, o maceioense Carlos Roberto da Silva, que assistiu ao festival com a esposa e os dois filhos, não escondeu a emoção. “Faz parte da nossa cultura, e trazer meus filhos aqui é uma forma de mostrar para eles a beleza e a riqueza das nossas tradições. Foi incrível!,” afirmou.
O 31º Festival Municipal de Bumba Meu Boi continua neste domingo (1º) com a aguardada apresentação dos grupos do Grupo Especial. O evento começa com uma abertura especial realizada pelos bois Portela e Divino, seguida por 15 grupos que prometem encantar o público com performances vibrantes. A ordem de apresentação será: Pérola, Treme Treme, Cão de Raça, Dragão, Africano, Safary, Diamante, Força Bruta, Axé, Kimera, Bumbá Alagoano, Lacrau, Vingador, Águia (Vergel) e Cobra Negra.
Últimas notícias
Ex-ministro de Bolsonaro distribui adesivos pró-Flávio no Carnaval
Morre Robert Duvall, ator de 'O Poderoso Chefão' e 'Apocalypse Now', aos 95 anos
PM combate o tráfico e outros crimes no interior do estado
Cantor Igor Kannário faz declarações polêmicas sobre Ivete e repercute na web
Polícia Civil investiga ataque a tiros que deixou um morto e dois feridos em Carneiros
Homem com mandado por violência doméstica é preso após ser identificado por reconhecimento facial em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
