Parlamentares se reúnem para tratar as diretrizes da educação em 2025
Encontrou contou com a presença Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, o deputado alagoano Rafael Brito (MDB/AL)
Parlamentares da Frente Parlamentar Mista da Educação estiveram reunidos nessa terça-feira (3) para realizar o planejamento estratégico e traçar as diretrizes da educação brasileira em 2025. Com a presença de deputados, senadores, representantes de organizações do terceiro setor e entidades da área, o evento tratou de temas centrais como educação básica, ensino superior, valorização dos professores e a ampliação do ensino integral, entre outros.
Os participantes elaboraram um diagnóstico das demandas educacionais, propondo pautas prioritárias alinhadas ao Plano Nacional de Educação (PNE) e ao Sistema Nacional de Educação. A próxima etapa do planejamento será a definição de prioridades para as coordenações temáticas da Frente, considerando as metas do PNE, cuja vigência atual se encerra em dezembro de 2025, e outros marcos legais relevantes.
Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, o deputado alagoano Rafael Brito (MDB/AL) destacou a importância de reunir a equipe técnica das instituições parceiras da Frente, que, durante todo o ano, trabalharam na construção de ideias e modelos de educação para o Brasil.
“Ter o apoio e o auxílio de um corpo técnico qualificado, que vive e conhece de verdade a educação do nosso país é, sem dúvidas, o nosso diferencial para traçar estratégias e pensar em políticas públicas que ajudem a resolver antigos problemas da educação no Brasil. Saímos desse evento com a certeza de que devemos entregar para a nossa sociedade, através do Congresso Nacional, uma educação mais rica e que dê os resultados que a gente espera”, destacou Rafael Brito.
Durante o evento, o deputado alagoano enfatizou que a bancada da educação irá reagir aos cortes de gastos da educação, anunciados recentemente pelo governo federal, procurando um bom caminho para todos e que possa manter a educação com os recursos necessários para o desenvolvimento do setor.
Num segundo momento, foi realizado um almoço, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, para debater a educação infantil - que abrange crianças de 0 a 5 anos e é a primeira etapa da educação básica - no Plano Nacional da Educação (PNE).
No evento, Rafael Brito destacou ainda a importância de garantir o acesso a uma educação infantil de qualidade, da creche até a pré-escola. “A educação infantil merece a nossa atenção e a dedicação do nosso trabalho. É uma etapa essencial para a formação das crianças e para o desenvolvimento infantil. O Congresso precisa pensar e trabalhar políticas públicas eficazes que priorizem a universalização do acesso às creches”.
Também estiveram presentes no evento representantes do SESI, UBES, UNE, Instituto Sonho Grande, Itaú Educação e Trabalho, Todos pela Educação, Instituto Península, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Itaú, além da senadora Professora Dorinha (UNIÃO/ TO) e dos deputados Pedro Uczai (PT/SC), Luciene Cavalcante (PSOL/SP), Tabata Amaral (PSB/SP), Idilvan Alencar (PDT/CE), Talíria Petrone (PSOL/RJ), Otoni de Paula (MDB/RJ), Chico Alencar (PSOL/RJ), Professor Reginaldo Veras (PV/DF), Sidney Leite (PSD/AM), Hugo Motta (REPUBLICANOS/PB), Luísa Canziani (PSD/PR) e Átila Lira (PP/PI).
O evento aconteceu no Centro de Formação do Sesi, em Brasília.
Veja também
Últimas notícias
PL, partido de Flávio Bolsonaro, reconhece vitória de Lula nas eleições
Prefeitura de Maceió transfere feriado do Dia do Servidor Público para sexta-feira (30)
Governo federal prorroga subsídio de R$ 2,12 no diesel por mais 30 dias
Guarnição é acionada após policial civil em suposto surto ameaçar vizinhos em Arapiraca
Dengue: 3 milhões de adolescentes estão com vacinação incompleta
Jovem é detido por dirigir embriagado no Centro de Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
