Deputado Rafael Brito lidera missão no Uruguai para debater modelos educacionais
Deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação,destacou que as estratégias educacionais aplicadas no Uruguai podem reduzir desigualdades e preparar os jovens do Brasil para os desafios do futuro
Parlamentares que compõe a Bancada da Educação no Congresso Nacional foram convidados para participar de uma missão em Montevidéu, nos dias 21 e 22 de novembro com o objetivo de conhecer de perto o modelo educacional uruguaio, reconhecido por suas inovações e resultados, ensino em tempo integral, uso de tecnologia e formação docente.
Durante a viagem, organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o Governo do Uruguai, os parlamentares tiveram a oportunidade de visitar escolas públicas, conhecer centros de formação de professores, projetos de educação tecnológica e modelos de parcerias público-privadas (PPPs).
Deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/AL) destacou que as estratégias educacionais aplicadas no Uruguai podem reduzir desigualdades e preparar os jovens do Brasil para os desafios do futuro.
“Foi uma experiência muito bacana aqui no Uruguai. Conhecemos cases de sucesso como o modelo de ensino integral e o uso de tecnologias. Também apresentamos os programas exitosos de Alagoas e do Brasil, como o Cartão Escola 10 e o Pé-de-Meia, que vêm combatendo a evasão escolar e incentivando os jovens a concluírem seus estudos. Vamos levar para o Congresso os casos que conhecemos aqui, adaptar às nossas necessidades, principalmente para regiões mais vulneráveis do nosso país, onde a inclusão digital ainda é um desafio", destacou Rafael.
O Plano Ceibal foi um dos destaques da programação. Referência em inovação educacional e inclusão digital, que oferta notebooks a estudantes e professores uruguaios. Além disso, oferece plataformas educacionais interativas, formação em tecnologia para professores e conteúdos digitais que incentivam a personalização do aprendizado.
“Em 2025, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) incluirá a avaliação de competências digitais, ampliando os desafios para o Brasil. A falta de políticas estruturadas para desenvolver essas competências pode aumentar a defasagem dos nossos estudantes em relação aos de outros países. Por isso, é fundamental a gente conhecer políticas públicas exitosas em outros países, como o Plano Ceibal, para podermos implementar no Brasil“, explicou o deputado.
Também participaram da viagem a senadora Professora Dorinha Seabra (UB/TO), e os deputados federais Socorro Neri (PP/AC) e Professor Reginaldo Veras (PV/DF), além de autoridades educacionais do Uruguai.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
