Deputado Rafael Brito lidera missão no Uruguai para debater modelos educacionais
Deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação,destacou que as estratégias educacionais aplicadas no Uruguai podem reduzir desigualdades e preparar os jovens do Brasil para os desafios do futuro
Parlamentares que compõe a Bancada da Educação no Congresso Nacional foram convidados para participar de uma missão em Montevidéu, nos dias 21 e 22 de novembro com o objetivo de conhecer de perto o modelo educacional uruguaio, reconhecido por suas inovações e resultados, ensino em tempo integral, uso de tecnologia e formação docente.
Durante a viagem, organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o Governo do Uruguai, os parlamentares tiveram a oportunidade de visitar escolas públicas, conhecer centros de formação de professores, projetos de educação tecnológica e modelos de parcerias público-privadas (PPPs).
Deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/AL) destacou que as estratégias educacionais aplicadas no Uruguai podem reduzir desigualdades e preparar os jovens do Brasil para os desafios do futuro.
“Foi uma experiência muito bacana aqui no Uruguai. Conhecemos cases de sucesso como o modelo de ensino integral e o uso de tecnologias. Também apresentamos os programas exitosos de Alagoas e do Brasil, como o Cartão Escola 10 e o Pé-de-Meia, que vêm combatendo a evasão escolar e incentivando os jovens a concluírem seus estudos. Vamos levar para o Congresso os casos que conhecemos aqui, adaptar às nossas necessidades, principalmente para regiões mais vulneráveis do nosso país, onde a inclusão digital ainda é um desafio", destacou Rafael.
O Plano Ceibal foi um dos destaques da programação. Referência em inovação educacional e inclusão digital, que oferta notebooks a estudantes e professores uruguaios. Além disso, oferece plataformas educacionais interativas, formação em tecnologia para professores e conteúdos digitais que incentivam a personalização do aprendizado.
“Em 2025, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) incluirá a avaliação de competências digitais, ampliando os desafios para o Brasil. A falta de políticas estruturadas para desenvolver essas competências pode aumentar a defasagem dos nossos estudantes em relação aos de outros países. Por isso, é fundamental a gente conhecer políticas públicas exitosas em outros países, como o Plano Ceibal, para podermos implementar no Brasil“, explicou o deputado.
Também participaram da viagem a senadora Professora Dorinha Seabra (UB/TO), e os deputados federais Socorro Neri (PP/AC) e Professor Reginaldo Veras (PV/DF), além de autoridades educacionais do Uruguai.
Últimas notícias
STJ suspende afastamento do secretário de Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes
Polícia flagra homem com cocaína no município de Palmeira dos Índios
Integrante de torcida organizada do CRB briga com policiais e é preso com drogas
[Vídeo] Homem que atirou contra clientes de bar em Ouro Branco é preso em ação da Polícia Civil
Homem embriagado ameaça companheira com faca e é levado à Central em Arapiraca
Assalto termina em luta corporal e suspeito agredido e preso na parte alta de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
