Política

JHC deixa o PL de Bolsonaro e migra para o PSD, partido da base de Lula

O prefeito de Maceió quer emplacar sua tia ministra do STJ, além de conseguir uma fatia de recursos federais

Por Felipe Ferreira 09/12/2024 17h05 - Atualizado em 09/12/2024 18h06
JHC deixa o PL de Bolsonaro e migra para o PSD, partido da base de Lula
JHC, prefeito de Maceió - Foto: Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, deixou o PL - partido de Bolsonaro - para se filiar ao PSD - que integra a base do governo Lula 3. A informação foi publicada pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (09).

De acordo com a apuração do jornal, a mudança de sigla foi decidida durante reunião nesse final de semana entre JHC, João Campos (prefeito do Recife) e Eduardo Paes (prefeito do Rio).

A ideia inicial seria que JHC retornasse ao PSB, mas o prefeito de Maceió acabou fechando acordo com Paes e se filiou ao PSD.

JHC tem dois principais motivos para deixar o partido de Bolsonaro e migrar para a base de Lula: recursos federais e emplacar sua tia no STJ.

A redução de pouco mais de R$500 milhões no orçamento de Maceió para 2025, fez com que JHC buscasse uma aproximação com o governo federal a fim de conseguir repasses do governo Lula com mais facilidade.

Para indicar Marluce Caldas como ministra do Superior Tribunal de Justiça, Lula teria pedido para que JHC deixasse o PL e se filiasse a um partido de sua base. A movimentação de JHC indica que o presidente pode colocar sua tia na tão almejada vaga.

Aqui em Alagoas, vale lembrar, o PSD é controlado pelo vereador eleito e ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Até o momento, Rui estaria na oposição a JHC na Câmara de Maceió.