Sesau monta Posto de Atendimento para turistas no Porto de Maceió
Equipe realiza triagem, primeiros socorros e encaminhamentos para unidades de urgência e emergência
Para oferecer conforto e segurança aos turistas que desembarcam no Porto de Maceió durante a temporada de cruzeiros, que vai até 24 de abril de 2025, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) montou no local um Posto de Atendimento. A estrutura conta com médicos e enfermeiros, e assegura assistência a pacientes com desidratação, gripes, quedas e desmaios provocados pelas altas temperaturas e mudanças alimentares.
No posto, os pacientes recebem os primeiros socorros e são estabilizados. Caso necessitem de atendimento de urgência, são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá e, se necessitarem de assistência de emergência, para o Hospital Geral do Estado (HGE). Caso tenha plano de saúde, o visitante é encaminhado a um hospital privado de sua preferência.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, afirma que a ação da Sesau tem o objetivo de oferecer a todos que chegam ao estado acesso à assistência em saúde de qualidade. “Com essa ação nós evitamos a disseminação de doenças. Todos os turistas que chegarem ao Porto de Maceió podem procurar o nosso Posto de Atendimento e, caso necessário, são encaminhados para atendimento nas nossas unidades especializados”, disse o gestor.
A coordenadora das Ações Estratégicas do Governo, Kécia Alcântara, explicou que todos os turistas ao descerem do navio, podem procurar o Posto de Atendimento. “Além dos atendimentos de primeiros socorros, também disponibilizamos triagem médica, aferição de pressão, teste de glicemia e encaminhamentos médicos para as nossas unidades de urgência e emergência, de acordo com a situação clínica do paciente”, reforçou.
“Oferecemos esse serviço para dar conforto aos passageiros prestando os primeiros socorros e orientações no próprio porto. Devido às altas temperaturas da nossa cidade, culinária diferente, quando os turistas chegam acabam passando mal. A maioria dos atendimentos são de gripes, quedas e desidratação. Ontem tivemos quatro quedas no porto. Uma delas foi uma fratura exposta e encaminhamos a paciente para o HGE. As outras não foram tão graves e fizemos aqui mesmo os curativos”, explicou Kécia.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
