Cooperativas de recicláveis em Maceió terão espaços para triagem de resíduos
Termo de permissão de uso de área pública é concedido pela Prefeitura de Maceió

As cooperativas de recicláveis da capital alagoana, conveniadas à Prefeitura de Maceió para o recolhimento de resíduos, terão espaços para fazerem a triagem de materiais. A medida foi uma promessa de campanha do prefeito JHC que é cumprida tendo como base as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Nacional de Saneamento Básico.
O termo de permissão foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Município, no dia 9 de dezembro, a partir da página 2. Acesse aqui.
A iniciativa ainda tem cunho social, já que auxilia no funcionamento das atividades das cooperativas, gera também mais emprego e renda para diversas famílias que participam de forma direta e indireta do trabalho de reciclagem de resíduos em Maceió.
As primeiras cooperativas beneficiadas são a Coopmundaú e a Cooprel Benedito Bentes. O termo de permissão da Cooprel Antares está na fase final para ser publicado em breve.
A presidente da Coopmundaú, Jane Cleide, comemorou a assinatura do termo. "Agora, teremos mais sucesso no trabalho que realizamos, pois estaremos em nossa sede, tudo o que precisamos para fazer a coleta seletiva e a separação dos resíduos da melhor forma", disse.
Incentivos
Desde o início da gestão, a Prefeitura de Maceió impulsiona o trabalho realizado pelas cooperativas parceiras. Além do incentivo à criação da Coopmundaú, instalada no bairro Vergel do Lago, foi executada a ampliação em 200% da coleta seletiva da capital, que passou a atender 50 mil residências. Com isso, mais de 170 famílias de cooperados foram beneficiadas com maior geração de renda.
As cooperativas também passaram a fazer parte de grandes eventos realizados pela Prefeitura de Maceió, como o São João Massayó e o Verão Massayó. O trabalho dos cooperados nos eventos de grande público mantém o ambiente seguro e limpo e ainda contribui para o desenvolvimento sustentável da cidade ao destinar de forma correta cada resíduo reciclado.
"Essa conquista das Cooperativas é fruto de um trabalho da Prefeitura de Maceió, em conjunto com a Alurb e a Semurb, com o auxílio da Procuradoria Municipal e do Gabinete do Prefeito. Todos vinham se empenhando para a formalização do termo de permissão de uso, visando auxiliar e estimular, ainda mais, o exercício das atividades realizadas por essas cooperativas em todo o município de Maceió", concluiu o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.
Veja também
Últimas notícias

Polícia prende autor de homicídio contra idoso em Mata Grande

Câmara aprova moção coletiva de pesar pela morte do empresário Enaldo Marques

Inmet emite alerta de chuvas para cidades da Região Norte e Maceió

Banda arapiraquense Casa da Mata lança minidoc no Pub Treze nesta sexta (16)

MPF recomenda interdição de trecho de alargamento da AL 101 Norte em Japaratinga

Defesa Civil de Maceió alerta para o risco de chuva forte neste final de semana
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
