STF arquiva ação contra marqueteiro que atuou para Lula e Calheiros
Ministro Edson Fachin arquivou processo no STF contra o marqueteiro Adriano Gehres, que atuou em campanhas de Lula e da família Calheiros

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou ação contra o marqueteiro Adriano Gehres. Em 2019, ele foi alvo da Operação Alaska, da Polícia Federal (PF), que apurava um suposto repasse irregular de valores da JBS a políticos do MDB durante as eleições de 2014.
O inquérito no STF foi aberto a partir do acordo de colaboração premiada do ex-senador Sérgio de Oliveira Machado e do ex-diretor da J&F Ricardo Saud. Na decisão pelo arquivamento, o ministro Edson Fachin concordou com os argumentos do Ministério Público Federal de que, após o esgotamento das linhas de investigação, não foram encontradas provas que sustentassem a denúncia.
“Na espécie, verifica-se que o Procurador-Geral da República manifesta-se pelo arquivamento do inquérito (…) por entender pela ausência de justa causa para instauração de uma ação penal em razão da inexistência de elementos mínimos da prática de infração penal”, escreveu Fachin.
Adriano Gehres atuou como criador na campanha de Lula em 2002, sob o comando de Duda Mendonça, e também na reeleição do petista, em 2006, com João Santana. O marqueteiro foi coordenador das campanhas vitoriosas de Renan Filho, em 2014 e 2018, ao Governo de Alagoas; e de Renan Calheiros, em 2010 e 2018, ao Senado.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio

Polícia Rodoviária Federal recupera moto de homem vítima de estelionato em União dos Palmares

Restaurante Popular de Arapiraca bate recorde de refeições servidas em único dia

Corpo de idoso é encontrado em estado de decomposição dentro de residência em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
