Uso de realidade virtual nas UTIs do Hospital Metropolitano promove relaxamento e bem-estar
Experiência tem proporcionado benefícios físicos e emocionais aos pacientes e representa mais uma ação de humanização
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) tem inovado na humanização do tratamento ao implementar o uso da realidade virtual (VR) em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A tecnologia tem mostrado grande potencial para proporcionar benefícios físicos e emocionais, contribuindo para a qualidade de vida dos pacientes durante períodos de internação prolongada.
Através do uso de equipamentos de realidade virtual, os pacientes são imersos em ambientes tridimensionais que os transportam para cenários relaxantes da natureza, como praias, florestas ou neve. Essa experiência sensorial inovadora funciona como uma distração da condição atual, ajudando a reduzir sentimentos de frustração, ansiedade e estresse comuns entre pacientes internados na UTI.
Segundo a terapeuta ocupacional Marta Souza, responsável pela reabilitação de pacientes em UTIs e pela implementação do projeto nos ambientes, os resultados têm sido surpreendentes. “A realidade virtual veio para agregar no cuidado aos pacientes. O ambiente hospitalar, especialmente na UTI, pode ser extremamente desgastante física e emocionalmente, é movimentado, cheio de aparelhos e com profissionais circulando. Muitos deles relatam que sentem um alívio e uma sensação de tranquilidade que há muito tempo não tinham”, frisou.
Constatação
É o caso de Cristiane da Silva, de 45 anos. Ele é uma das pacientes que já experimentou a tecnologia e que deu entrada na unidade hospitalar com broncopneumonia e polineuropatia. Residente próximo aos Cânions do São Francisco, ela sempre passeia pela região, então os seus vídeos foram dessa localidade, buscando um conforto emocional e relacionando diretamente a atividade com seu cotidiano.
“Quando colocaram os óculos e eu vi o ambiente dos cânions, com o som da natureza, a grama nas montanhas tão verdinha, os pássaros, macaquinhos. Pude sentir até a brisa, parecia que eu estava lá. Por alguns minutos, esqueci que estava no hospital. Foi como se eu estivesse livre de tudo aquilo, acredita que nem dor senti mais? Veio uma sensação de paz e fiquei com desejo de estar próxima a minha família”, relatou emocionada.
Diminuição da dor
Além dos benefícios emocionais, a tecnologia também pode atuar como coadjuvante no manejo da dor. Estudos indicam que a distração proporcionada pela realidade virtual pode diminuir a percepção da dor, favorecendo o conforto dos pacientes e, em alguns casos, reduzindo a necessidade de medicamentos.
Com resultados tão positivos, o uso da realidade virtual já é utilizado na Unidade de AVC e, mais recentemente, nas enfermarias do hospital. A equipe de reabilitação em Terapia Ocupacional do Hospital Metropolitano de Alagoas espera que a experiência inspire outras instituições a adotarem soluções tecnológicas inovadoras para proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida aos pacientes hospitalizados.
“O uso da realidade virtual no HMA faz parte de uma série de iniciativas voltadas para a inovação e humanização no atendimento hospitalar, destacando o compromisso da instituição em oferecer cuidados integrados e de qualidade”, ressaltou Filipe Fernandes, diretor do hospital.
Últimas notícias
Suspeito de cometer roubos é baleado nas mãos no município do Pilar
Homem leva quatro tiros após briga em 'racha' no Vale da Perucaba
[Vídeo] População de pombos cresce em Arapiraca e acende alerta para riscos à saúde
Foragido da Justiça morre com tiros na cabeça em igreja evangélica de Maceió
Homem é preso após agredir esposa e obrigar a própria filha a comer lama em Feira Grande
Violência urbana: dois homens são baleados no Alto da Alegria, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
