Educação apresenta avanços do Ensino Médio Integral em seminário do MEC
Evento ocorreu no Hotel Windsor, em Brasília, e foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou, nessa terça-feira (17), a experiência alagoana em seminário do Ministério da Educação (MEC) que debateu os resultados da avaliação nacional do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).
O evento, organizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, ocorreu das 8h30 às 16h30, no Hotel Windsor, em Brasília (DF) e, na ocasião, a Seduc foi representada pela secretária-executiva de Gestão Interna, Maria Gevan Tenório; pelo gerente especial do Fortalecimento da Educação Integral e Complementar do Ensino Médio, Erivaldo Valério; pela coordenadora pedagógica da Escola Estadual Francisco Leão, Lilian Ferrari, e pela estudante Jêiza Pâmela da Silva, também da Francisco Leão, de Rio Largo.
O seminário teve como finalidade apresentar a avaliação de produtos, processos e resultados do programa desde a sua criação, em 2016, bem como proporcionar o compartilhamento de boas práticas entre os estados e as escolas. O momento foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.
Erivaldo Valério destaca que o evento foi uma oportunidade para Alagoas se posicionar no cenário nacional como uma referência em educação integral no ensino médio. “Alagoas é o único estado da federação com um modelo próprio de ensino integral, o Programa Alagoano de Ensino Integral, o que reforça sua singularidade e inovação no campo educacional.
Além de fortalecer o reconhecimento nacional, a nossa participação também destacou os resultados positivos alcançados pelo estado, evidenciando o sucesso do programa e seu impacto na qualidade da educação. Assim, Alagoas consolida seu papel como um exemplo a ser seguido, contribuindo para o avanço da educação pública em tempo integral em todo o país”, observa.
Resultados positivos
No seminário, Alagoas apresentou resultados que refletem uma evolução marcante na implementação do modelo de ensino integral, evidenciando como o estado tem se destacado na construção de uma educação mais inclusiva e transformadora. O foco da experiência foi impulsionar as unidades do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei) por meio de um modelo de gestão inovador, com prioridade no fortalecimento da gestão pedagógica e no acompanhamento técnico especializado.
Entre os principais resultados apresentados, destacam-se: o crescimento do IDEB em Alagoas: Reflexo da melhoria contínua na qualidade do ensino; apropriação do currículo pelas escolas: Um avanço significativo na implementação de um currículo alinhado às demandas locais e nacionais; fortalecimento da gestão local: Formação e capacitação de gestores para liderar as unidades com eficácia; protagonismo juvenil: promoção de iniciativas que destacam a participação ativa dos estudantes em seus processos de aprendizagem; transformação social: impactos positivos gerados pelas escolas nas comunidades em que estão inseridas.
A apresentação reforçou ainda como a união entre educadores, gestores, escolas e equipes técnicas têm sido determinante para alcançar esses avanços, confirmando que Alagoas está trilhando o caminho certo para consolidar um modelo de ensino público que não só oferece qualidade, mas também transforma vidas e promove desenvolvimento social.
EMTI
O Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral foi instituído em atendimento à Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, que criou a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, posteriormente transformada na Lei nº 13.415/2017.
O objetivo é apoiar os sistemas de ensino público dos estados e do Distrito Federal na ampliação da jornada escolar e na formação integral e integrada dos estudantes do ensino médio. Isso é feito por meio de transferência de recursos financeiros pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as secretarias estaduais e distrital de educação.
Veja também
Últimas notícias

Pet Amigo atende bairro Palmeira de Fora em agosto

Secretário Yale Fernandes confirma 2ª fase do concurso público para Guarda Municipal de Arapiraca

PM detém mulheres apontadas como integrantes de organizações criminosas

Procon Alagoas divulga pesquisa de preço para o Dia dos Pais

'Só vi os pezinhos da minha filha': mãe de adolescente morta desabafa no 3º júri de serial killer

TCU condena ex-diretores do Postalis e BNY Mellon por prejuízo de R$ 1 bi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
