Educação apresenta avanços do Ensino Médio Integral em seminário do MEC
Evento ocorreu no Hotel Windsor, em Brasília, e foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube
 
                            A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou, nessa terça-feira (17),  a experiência alagoana em seminário do Ministério da Educação (MEC) que debateu os resultados da avaliação nacional do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).
O evento, organizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, ocorreu das 8h30 às 16h30, no Hotel Windsor, em Brasília (DF) e, na ocasião, a Seduc foi representada pela secretária-executiva de Gestão Interna, Maria Gevan Tenório; pelo gerente especial do Fortalecimento da Educação Integral e Complementar do Ensino Médio, Erivaldo Valério; pela coordenadora pedagógica da Escola Estadual Francisco Leão, Lilian Ferrari, e pela estudante Jêiza Pâmela da Silva, também da Francisco Leão, de Rio Largo.
O seminário teve como finalidade apresentar a avaliação de produtos, processos e resultados do programa desde a sua criação, em 2016, bem como proporcionar o compartilhamento de boas práticas entre os estados e as escolas. O momento foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.
Erivaldo Valério destaca que o evento foi uma oportunidade para Alagoas se posicionar no cenário nacional como uma referência em educação integral no ensino médio. “Alagoas é o único estado da federação com um modelo próprio de ensino integral, o Programa Alagoano de Ensino Integral, o que reforça sua singularidade e inovação no campo educacional.
Além de fortalecer o reconhecimento nacional, a nossa participação também destacou os resultados positivos alcançados pelo estado, evidenciando o sucesso do programa e seu impacto na qualidade da educação. Assim, Alagoas consolida seu papel como um exemplo a ser seguido, contribuindo para o avanço da educação pública em tempo integral em todo o país”, observa.
Resultados positivos
No seminário, Alagoas apresentou resultados que refletem uma evolução marcante na implementação do modelo de ensino integral, evidenciando como o estado tem se destacado na construção de uma educação mais inclusiva e transformadora. O foco da experiência foi impulsionar as unidades do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei) por meio de um modelo de gestão inovador, com prioridade no fortalecimento da gestão pedagógica e no acompanhamento técnico especializado.
Entre os principais resultados apresentados, destacam-se: o crescimento do IDEB em Alagoas: Reflexo da melhoria contínua na qualidade do ensino; apropriação do currículo pelas escolas: Um avanço significativo na implementação de um currículo alinhado às demandas locais e nacionais; fortalecimento da gestão local: Formação e capacitação de gestores para liderar as unidades com eficácia; protagonismo juvenil: promoção de iniciativas que destacam a participação ativa dos estudantes em seus processos de aprendizagem; transformação social: impactos positivos gerados pelas escolas nas comunidades em que estão inseridas.
A apresentação reforçou ainda como a união entre educadores, gestores, escolas e equipes técnicas têm sido determinante para alcançar esses avanços, confirmando que Alagoas está trilhando o caminho certo para consolidar um modelo de ensino público que não só oferece qualidade, mas também transforma vidas e promove desenvolvimento social.
EMTI 
O Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral foi instituído em atendimento à Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, que criou a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, posteriormente transformada na Lei nº 13.415/2017.
O objetivo é apoiar os sistemas de ensino público dos estados e do Distrito Federal na ampliação da jornada escolar e na formação integral e integrada dos estudantes do ensino médio. Isso é feito por meio de transferência de recursos financeiros pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as secretarias estaduais e distrital de educação.
Veja também
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                            